TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sutura e Instrumentais

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 10

SUTURAS E INSTRUMENTOS

Materiais de sutura

Existe uma variedade de materiais para ligadura, sutura e fechamento de feridas. A sutura apropriada é selecionada de acordo com várias características: se é absorvível ou não-absorvível, sua força de tensão (rompimento), se é monofilamentar ou multifilamentar, sua facilidade em dar o nó, e sua reatividade tissular.

Características do material de sutura

As três principais maneiras de se avaliar as propriedades gerais do material de sutura são:

1 – características físicas

2 – características de manuseio

3 – características de reação tecidual

Características Físicas

Elas podem ser medidas ou visualmente determinadas e incluem as seguintes propriedades:

Configuração Física: monofilamentar ou multifilamentar, contendo várias fibras trançadas ou intercaladas compondo um único fio.

Capilaridade: capacidade de absorver líquidos ao longo do fio.

Diâmetro: determinado em milímetros, e expresso em tamanhos com zeros; qto menor o diâmetro transversal, maior o número de zeros. Os tamanhos variam de 7, o maior, até 11-0, o menor. Os tamanhos 0 a 4-0 são as suturas mais comumente usadas  na cirurgia geral.

Força de tensão:  a qtde de peso (sobrecarga de rompimento) necessária para a ruptura da sutura (força de rompimento); varia de acordo com o tipo de material de sutura.

Força do nó: força necessária para fazer com que um certo tipo de nó deslize, seja parcial ou completamente.

Elasticidade: capacidade inerente de recuperar a forma e comprimento originais depois de um estiramento.

Memória: capacidade de uma sutura de retornar à sua forma original após ser deformada, como após um nó; alta memória oferece menor segurança do nó.

Características de manuseio:

As características de manuseio do material de sutura estão relacionadas tanto com a rigidez (quão facilmente ela pode ser dobrada), como com o coeficiente de fricção (quão facilmente a sutura desliza através do tecido e da nó). Uma sutura com um alto coeficiente de fricção tende a deslizar com dificuldade através do tecido. Ela é mais difícil de dar o nó porque este não se mantém. Certos materiais de sutura são revestidos para reduzir o coeficiente de fricção. Esse revestimento não somente melhora a manobra de passar através do tecido durante a introdução, como tbém afeta a força necessária para remover a sutura depois da cicatrização da ferida. Contudo, o coeficiente de fricção não

Deve ser muito baixo pois do contrário os nós podem se desfazer facilmente.

Características da reação tecidual

Como se trata de substâncias estranhas, todos os materiais de sutura causam certa reação tecidual. Essa reação tecidual começa qdo a sutura agride o tecido durante a sua introdução. Ademais, ocorre uma reação tecidual ao próprio material de que é feita a sutura. Essa reação tem início com a infiltração de leucócitos na área de agressão; os macrófagos e fibroblastos surgem em seguida; ao redor do sétimo dia encontra-se presente um tecido fibroso com  inflamação crônica. A reação persiste até que a sutura seja encapsulada (material não-absorvível) ou absorvida pelo corpo (material absorvível).

Tipos de material de sutura

Os materiais de sutura são classificados em dois grandes grupos: absorvíveis e não-absorvíveis.

Sutura absorvível

É definida da seguinte forma: fio estéril, flexível, preparado de colágeno derivado de mamíferos saudáveis, ou de um polímero sintético.

A sutura absorvível pode ser digerida (através de atividade enzimática) ou hidrolisada (reagir com a água dos líquidos corporais e degradar) e assimilada pelos tecidos durante o processo de cicatrização. As suturas absorvíveis variam quanto ao tratamento, cor, tamanho, embalagem e resistência à absorção, de acordo com sua finalidade. Entre os tipos de sutura absorvível estão o catgut cirúrgico simples ou cromado, colágeno e polímeros do ácido glicólico.

Catgut Cirúrgico

O catgut cirúrgico é obtido a partir do colágeno da camada submucosa do intestino delgado de ovelhas ou da serosa intestinal de bovinos ou suínos. As fitas de colágenos processadas são não-tratadas (simples, tipo A) ou tratadas com sais de cromo (cromadas, tipo C).

A cromatização retarda a absorção da sutura pelo tecido vivo de mamífero. A intensidade do conteúdo de sal de cromo e duração de processo de cromatização devem ser rigorosamente controladas e testadas. A cromatização adequada das suturas de intestinos assegura sua integridade e a manutenção de sua resistência durante os estágios iniciais da cicatrização da ferida. Ela permite que uma ferida com poder de cicatrização lento cicatrize o suficiente antes que a sutura seja absorvida por completo.

O índice de absorção do gut cirúrgico é influenciado pelo tipo de tecido corporal em que entra em contato e, até certo ponto, pelas condições físicas gerais do paciente.

A sutura de gut cirúrgico é embalada imersa em solução alcoólica para oferecer melhor flexibilidade, devendo ela ser usada imediatamente após a remoção do invólucro.

Suturas de Colágeno

As suturas de colágeno derivam de tendão bovino. Elas são tratadas quimicamente para remover material não-colagenoso, purificadas e processadas na forma de feixes que possuem propriedades físicas superiores às do gut cirúrgico. As suturas de colágeno muitas vezes são usadas na forma de material fino de sutura para olho.

Suturas Sintéticas Absorvíveis

Para produzir suturas absorvíveis sintéticas, certos polímeros específicos são extruídos em feixes para sutura. O material básico para as suturas absorvíveis sintéticas é formado pela combinação de polímeros dos ácidos glicólico e lático (Vicryl, Dexon, Polysorb). A estrutura molecular desses produtos tem uma força de tensão suficiente para aproximar os tecidos durante 2 a 3 semanas, seguida de rápida absorção.

Os polímeros mais recentes (PDS, Maxon, Monocryl) oferecem apoio à ferida por períodos mais longos de tempo, até 3 meses. Eles são usados quando se deseja um apoio prolongado para a ferida, como no fechamento de tecido fascial, ou para pacientes idosos e oncológicos. Nas suturas sintéticas, a reação tecidual é menor comparada com as suturas de gut cirúrgico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com