A TUBERCULOSE
Por: 2710201 • 11/4/2017 • Seminário • 7.995 Palavras (32 Páginas) • 320 Visualizações
Thays Silva De Oliveira RA:362422650 Enfermagem 5º e 6º Semestre Diurno MODO DE TRANSMISÃO A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo denominado Mycobacterium tuberculosis) também denominado de bacilo de Koch (BK), que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose (TB) pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta. Quando estas gotículas são inaladas por pessoas sadias, provocam a infecção tuberculosa e o risco de desenvolver a doença. TRANSMITIDA DE PESSOA A PESSOA ATRAVÉS DO AR Grupos com mais risco de contrair tuberculose Portadoras do HIV
Diabéticos
Fumantes
Pessoas que fazem uso do álcool e outras drogas
Privados de liberdades formas clinicas Didaticamente podemos dividir as formas clínicas da tuberculose em
Pulmonar (a porta de entrada e mais frequente localização)
Extrapulmonar que pode acometer qualquer órgão ou sistema, principalmente genital, aparelho digestivo, pele, mucosas e membranas como pericárdio e peritônio, olhos, ouvidos e qualquer outro aparelho do organismo tuberculose primaria Ocorre predominante em crianças com baixa resistência que ao se infectar com um grande inoculo de M. tuberculosis virulento em vez de fazerem uma infecção primária regressiva limitada ao “complexo primário de gohn” fazem uma forma expansiva hiper-reativa com invasão e grande aumento de gânglios hilares e paratraqueais ,podendo inclusive fistulizar e eliminar material infectante pelos brônquios e traqueia, Entre duas e quatro semanas após a infecção.
SINTOMAS:febrícula,inapetencia,irritabilidade,artralgia,conjuntivite.como resposta de hipersensibilidade na maioria das vezes, sem manifestação pulmonares importantes,também há aumento dos ganglios hilares e paratraqueais, quando não feito o tratamento pode tuberculose secundaria A tuberculose é de reativação ou reinfecção endógena é a forma comum da doença no adulto infectado meses ou anos antes que em decorrência da reativação da primoinfecção ou de uma infecção endógena metastática apresenta uma infiltração, geralmente no ápice pulmonar que evolui para a destruição tissular com formação de cavernas e fibrose pulmonar.
SINTOMAS INICIAIS :febre, diarreia vespertina, tosse inicialmente seca e em seguida produtiva amarelo-esverdiada, seguindo-se escarros hemoptoicos e até hemoptises francas e dor torácica ao tossir, com a evolução da tuberculose ocorre inapetência, emagrecimento e queda do estado geral. Tuberculose miliar Pode ocorrer por disseminação pulmonar decorrente de uma tuberculose primária em pacientes imunossuprimidos ou por uma disseminação hematogênica sistêmica aguda durante a primo-infecção particularmente em crianças ou mais raramente uma forma miliar crônica do adulto imunossuprimido pelo HIV/AIDS, neoplasias, uso de drogas ou outras situações imunossupressoras. em qualquer situação a tuberculose miliar é a mais grave podendo comprometer intensamente o pulmão ou qualquer outro órgão.
...