Aspectos históricos da divulgação cientifica no Brasil
Por: Marina Almeida • 29/3/2016 • Resenha • 340 Palavras (2 Páginas) • 653 Visualizações
CASTRO, Ildeu; MASSARANI, Luisa. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. Disponivel em: http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/terraincognita/cienciaepublico/artigos/art03_ aspectoshistoricos. pdf. Acesso em: 10 de janeiro de 2015.
Ildeu de Castro Moreira doutor em física pela UFRJ, é professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em história das ciências da UFRJ. Luisa Massarani Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (1998), doutorado na Área de Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).
A obra trata da descrição de um panorama bastante diverso sobre a prática da divulgação cientifica no Brasil, contemplando suas estratégias e funções, bem como a evolução da ciência e sua difusão no país. Deste modo, contextualiza, de início, as primeiras iniciativas mais organizadas de difusão da ciência moderna, que surgiram com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, no inicio do século XIX e com as transformações então ocorridas na vida política, cultural e econômica.
Os temas vão desde as diferentes manifestações da divulgação científica (em museus, no rádio, na TV, na internet etc.) à educação científica e ao papel do jornalismo científico para a consolidação da cidadania. O livro contempla ainda o caráter histórico da divulgação científica: o artigo de Ildeu de Castro Moreira e Luisa Massarani mostra como essa prática remonta pelo menos aos anos 1810 no Brasil, o que contraria um certo senso comum segundo o qual a divulgação científica só se teria consolidado em nosso país nos anos 1980. apresentou fases distintas, com finalidades e características peculiares que refletiam o contexto e os interesses da época.
Analisando criticamente o texto percebe-se a contribuição do texto para elucidar um tema pouco conhecido sobre a história das atividades de divulgação cientifica realizada no Brasil. O estudo de seus aspectos históricos pode ajudar a explicar como suas formas variam no tempo em função dos pressupostos filosóficos sobre a ciência, cultura, interesse político e econômicos dos meios disponíveis nos diversos lugares da época.
...