OS ASPECTOS DA AGALAXIA CONTAGIOSA NO BRASIL
Por: ketlenoliver • 12/6/2020 • Resenha • 551 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
Questionário sobre artigo “ASPECTOS DA AGALAXIA CONTAGIOSA NO BRASIL”.
1: O que é agalaxia contagiosa? Qual o agente etiológico?
Agalaxia Contagiosa (AC) é uma doença infectocontagiosa disseminada no Brasil que acomete pequenos ruminantes e gera como sintomatologia uma inflamação da glândula mamária e rápida redução na produção de leite. Após, também apresenta agalaxia, artrite ou poliartrite e ceratoconjuntivite. A infecção é causada por um ou mais destes Micoplasmas: Mycoplasma agalactiae, M. capricolum subsp. capricolum, M. mycoides subsp. capri e M. putrefaciens, que tornam os animais cronicamente infectados ou assintomáticos portadores.
2: Quais são as vias de eliminação e vias penetração no hospedeiro?
As vias de eliminação são através de excreções e secreções, responsáveis pela disseminação do agente para o rebanho, principalmente através do colostro e leite de fêmeas infectadas.
A infecção ocorre por via oral (quando há aderência das bactérias as células epiteliais da mucosa e após invadem o intestino), respiratória ou mamaria. Há disseminação para outros órgãos, como glândula mamaria linfonodos, globo ocular, tendões, articulações, etc.
3: Quem são os hospedeiros suscetíveis?
São os pequenos ruminantes, Cabras e ovinos.
4: Quais os sinais clínicos?
A manifestação da doença ocorre de uma a oito semanas após incubação do agente, varia conforme a imunidade do hospedeiro, taxa de infecção e virulência da amostra, os primeiros sinais notados são febre, redução na produção de leite, agalaxia e mastite uni ou bilateral. O úbere está quente, edemaciado e dolorido sinais da inflamação, torna-se flácido e com bastante tecido conectivo e eventualmente pode se tornar atrofiado. Animais podem desenvolver pleurite, pericardite, peritonite, meningite e artrite e aumento da contagem de células somáticas no leite. A poliartrite em articulações do carpo e tarso são as mais afetadas, animal perde peso podendo a levar a morte por inanição por não poder se locomover. A ceratoconjuntivite também se faz presente em grande parte dos casos, pode ser uni ou bilateral levando a perda de visão.
5: Como é realizado o diagnóstico, controle e profilaxia?
O diagnóstico pode ser dado quando há sinais de mastite, agalaxia, poliartrite e ceratoconjuntivite. Se não há presença desses sinais, é necessário identificar o Mycoplasma spp. por métodos microbiológicos. Para o diagnóstico também podem ser coletados leite, líquido articular, secreção ocular, nasal e vaginal, sangue, soro sanguíneo, urina, fragmento de órgãos e lavado do conduto auditivo externo.
Medidas eficientes para o controle da doença são indução do parto das ovelhas e cabras aos 145 dias de gestação com separação imediata da cria e administração de colostro e leite pasteurizado ou de cabras não infectadas.
A fim de medidas profiláticas, antes da introduzi-los, os animais recém-nascidos devem passar por um período de quarentena (mínimo 60 dias), evitar a obtenção de animais vindos
...