BIOQUIMICA – APOLIPROTEINAS – Ciclopentanoperidrofenantreno
Por: Fmuenf SegSem • 20/3/2016 • Ensaio • 446 Palavras (2 Páginas) • 472 Visualizações
BIOQUIMICA – APOLIPROTEINAS – Ciclopentanoperidrofenantreno –
Aula Americo – 18/nov.
O Fígado produz: trigliceris, ácidos graxos líquido, lipídios, inclusive colesterol, etc... , não pode ficar armazenado se não entra em esteatose, se o fígado ficar produzindo gorduras demais, corre o risco de perder a sua função, podendo evoluir de uma esteatose para uma necrose em casos mais graves, cirrose hepática em casos extremos; mas ... para não acontecer isso, o fígado lança essas gorduras, joga pro plasma e joga para o sangue, o problema e que o LIPIDIO odeia sangue, porque ? sangue e liquido (água) ...a gordura não se dá bem com a água, então como a gente consegue pegar e jogar a molécula de gordura da dieta que a gente produz para circular no sangue, é importante lançar essa gordura para o resto do corpo, todas as células são feitas de fosfolípideos, hormônios são feitos de lipídeos, ter LIPIDIO e super importante, + tem que ir para os lugares certos, então o fígado quer mandar esses lipídeos para o resto do corpo, mas tem que jogar no sangue direto é um problemão, provavelmente vai circular e vai formar uma placa de arteroma, então o que o fígado faz?
O fígado vai pegar essa gordura toda e vai criar uma bolinha que chamamos de lipoproteína, vai pegar algumas proteínas e misturar com lipídios e vai ficar formando uma espécie de um pacote, é como se pegasse a gordura empacotasse com proteínas e ai lançar isto na corrente sanguínea, são lipoproteínas ou apolipoproteinas. Gorduras não se guarda no fígado e sim nos adipócitos (células que armazenam gordura ou reservas de gorduras), o problema e a gordura livre, pois pode acabar se depositando em uma da artéria, através da corrente sanguínea.
Essa gordura solta forma uma placa de ateroma, o excesso de LDL aumenta o risco de formar placa de ateroma.
Como funciona :
O fígado lança VLDL – Very Low Density Lipoprotein
Lipoproteina de Densidade Muito baixa - transporta o triacilglicerol endógeno
IDL – Intermediary Density Lipoprotein
lipoproteína de densidade intermediaria – formada na transformação de VLDL em LDL
LDL – Low Density Lipoprotein - Lipoproteina de densidade baixa
“mau colesterol” , transporta e deposita colesterol na parede das artérias (ateroma), em excesso acelera e inicia o processo de aterosclerose (acúmulo de gordura na artéria) bloqueando o fluxo sanguíneo (isquemia) em diversos órgãos.
HDL – High Density Lipoprotein – Lipoproteina de densidade alta
Seus níveis aumentados no sangue estão associados a diminuição do risco de infarto agudo do miocárdio e doenças isquêmicas. Tem a função de conduzir o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo seu deposito e obstrução de vasos. “bom colesterol”
Princi
...