Cuidado ao doente de tuberculose, na atenção primária à saúde
Por: joaquimfp • 18/1/2016 • Trabalho acadêmico • 712 Palavras (3 Páginas) • 521 Visualizações
Cuidado ao doente de tuberculose, na atenção primária à saúde: percepção dos estudantes de enfermagem
Joaquim Feitosa Pereira¹, Edilma Gomes Rocha Cavalcante²
1 Discente do curso de enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA, membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva – GRUPESC e bolsista de iniciação científica FUNCAP.
2 Docente do curso de enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA, Doutora em Ciências pela USP, membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva – GRUPESC e orientadora de iniciação científica FUNCAP.
Introdução
A tuberculose (TB) ainda representa um grave problema de saúde pública. No contexto mundial, um terço da população encontra-se infectada¹. O Brasil está inserido no panorama mundial pelo grave problema da TB, a Atenção Básica à Saúde (ABS) vem se esforçando para atingir 85% de cura de casos novos de TB². Os profissionais de enfermagem,têm desenvolvido ações e atividades no programa de tuberculose e na Estratégia Saúde da Família (ESF). Pela relevância do papel do enfermeiro se faz necessário acompanhar a formação dos profissionais, em particular da enfermagem, diante da multiplicidade dos enfoques e orientações definidas em seus projetos educativos, que podem ser identificados nas disciplinas que corroboram com a atualização sobre esta temática, proporcionando a comunidade um cuidado integral, favorecendo o processo terapêutico. Diante disso, faz-se o seguinte questionamento: Como os estudantes de enfermagem, da Universidade Regional do Cariri, percebem o cuidado integral ao doente de tuberculose, na atenção primária à saúde? Tal investigação tem relevância, inicialmente, reconhecendo a problemática da TB no Brasil, especificamente, no Crato, considerado município prioritário, pelo Programa Nacional da Tuberculose (PNCT), e mediante a necessidade do processo de formação do profissional enfermeiro por competência na Universidade Regional do Cariri. Visando à melhoria do ensino e do exercício da enfermagem no cuidado individual/coletivo e integral, que oferecerá subsídios para a área de conhecimento do cuidado e na adequação de boas práticas na atenção primária.
Metodologia
Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada na Universidade Regional do Cariri – URCA, em que foram os sujeitos da pesquisa os discentes do 8º e 9º semestre do curso de enfermagem, discentes este que já passaram pelas disciplinas de saúde coletiva II e supervisionado I, totalizando 15 sujeitos, sendo sete do 8º e oito do 9º semestre. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de Grupo Focal (GF) em que se formaram dois grupos que foram divididos por semestre, onde foi apresentado dois estudos de casos para que se debatessem a temática a partir de duas perguntas: - Conte o que você considera importante para o cuidado integral do doente de TB? - Que cuidados podem ser realizados ao caso apresentado? As resposta foram gravadas e depois transcritas. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo comitê de ética da URCA.
Resultados e Discussão
Após a análise parcial dos dados emergiram 5 categorias e 13 subcategorias: Cuidado em
...