Filme Helen Keller e o milagre de Anne Sullivan
Por: leticiaph • 5/6/2017 • Artigo • 487 Palavras (2 Páginas) • 844 Visualizações
A temática do filme é baseada em uma criança cega e muda, que tem alguns transtornos de raiva quando contrariada, pois seus pais á mimaram e nunca ensinaram á ela como se deve agir corretamente.
Sempre sentiram pena, e davam "recompensas" para que ela se acalmasse e ficasse quieta. Não ensinaram a ela o nome de ninguem e de nada que estava ao seu redor, deixavam ela fazer o que ela bem entendia.
Até que a senhoria Sullivan chegou em sua casa e enxergou muito mais que uma criança nervosa e com problemas, enchergou uma criança que sentia necessidade de se sentir alguem, de aprender o que realmente estava a sua volta.
Com muita paciencia e disciplina, Anne Sullivan mostrou a Hellen que a palavra "não" existe, que ela nao deve fazer o que quer no momento em que quer. Ensinou também, nomes de objetos que a cercava e que ela poderia pedir o que ela quisesse apartir de seus gestos, soletrando a palavra...
Anne Sullivan nao sentia pena de Hellen, ela queria que ela se tornasse alguem forte e independente... Ensinou-a a ter modos, a se sentar e comer como uma pessoa normal, fez ela se sentir feliz pois o que ela realmente precisava era de alguem que a ajudasse e nao que sentisse pena dela.
A importância de dialogar com o cliente x temática do filme;
O que vemos no filme é uma "babá" que esta disposta á entender sua "cliente", ela encherga sua fraqueza e suas qualidades e faz de tudo para ajuda-lá. Porém nao tem piedade e faz ela ver suas limitações, até onde pode chegar.
Na vida real, vivemos como se fossemos o irmão e até mesmo o pai de Hellen. Sentimos pena de pessoas doentes, mas nao nos esforçamos para ajuda-los, queremos resolver tudo de uma forma mais facil e rápida, isolando a pessoa e deixando-a como está.
A importância do dialogo vai alem de um elo entre duas pessoas, através do dialogo entendemos muito sobre nossos clientes. Aprendemos suas dificuldades e passamos a pensar em "estratégias" para que os mesmos possam se desenvolver melhor, é possivel sentir a necessidade da pessoa atraves de uma conversa, de perguntas simples e de um pouco de carinho e paciencia.
Muitos pacientes se sentem deprimidos por estar "dando trabalho" e isso os deprime, muitos nao aceitam sua realidade e isso os deixam cada vez mais tristes.
O papel da enfermagem, é entender o que este paciente necessita, o que pode ser feito para alegrar seu dia e proporcionar uma melhora quantitativa atraves desse diaologo, pois podemos descobrir necessidades que nem a familia as vezes sabe.
O profissional da enfermagem deve lembrar sempre que está lidando com uma vida, com uma pessoa que tem sentimentos e necessidades, que o dialogo é o primeiro passo para se criar vinculos e que vinculos desenvolvem confiança, e quando está confiança existe, seu cliente fica mais calmo e grato com a sua presença e confia no seu procedimento.
...