Iniciativas atuais para a redução do lixo - Ergonomia e Biosegurança
Por: BEhmke • 28/4/2016 • Seminário • 629 Palavras (3 Páginas) • 279 Visualizações
INICIATIVAS ATUAIS PARA A REDUÇÃO DO LIXO. (Bruna Ehmke)
Lixo é um problema mundial, onde a maioria dos países não tem a cultura de reciclar, não são educados nesse assunto e geram um grande acumulo de lixo que é prejudicial ao planeta. Acumulo de lixo já é um assunto bem antigo que só vem piorando com a modernização, pois a população recorrem a alimentos industrializados e artigos do dia a dia, como pratos,copos, talheres descartáveis por conta da praticidade e acabam resultando no acumulo excessivo de lixo em lugares inapropriados gerando uma serie de problemas ambientais e comprometendo a saúde da população.
Para cessar esse aglomerado de problemas causados pelo descarte incorreto de lixo, devemos educar as pessoas a nossa volta, e pedir para que elas repassem seu conhecimento adiante de forma que todos sejam conscientizados sobre os prejuízos que o lixo causam e os benefícios que podemos colher com uma simples ação de reciclar.
Existe uma pratica simples, elaborada por Biólogos com formação especifica em gestão ambiental, que utilizam a técnica do 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) eles disponibilizam por meio de site iniciativas para o publico de qualquer idade e profissão, além de alertar os riscos gerados para nossa saúde a poluição do meio ambiente. Esse e outras praticas simples tornara o ambiente onde moramos em lugares mais agradáveis de viver.
O Governo e ONGS tem uma papel importante nesse assunto, pois são eles que cobram de empresas sua contribuição. Utilizando o método de atingir metas, as empresas tem que estabelecer postos de recolhimentos de suas embalagens descartadas por seus consumidores, adquirindo assim credibilidade e valorização da sua marca como uma “empresa sustentável.
Além das metas existe uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/05, de autoria do deputado Luciano Zica (PT-SP) que incentivara empresas reutilizar matérias a fim de propor a redução e impostos, essa redução irá depender da porcentagem de itens reciclados.
Ainda sobre essa questão, temos a logística reversa que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que foi lançada pelo governo em 2011 que torna toda a sociedade, seja ela, comercio, industria, consumidores, responsáveis pelo produto que consome, produz e seu descarte.
O grupo EcoRodovias é um exemplo de empresa de sustentabilidade, que reutiliza pneus na produção de asfalto. Na pavimentação de 1 km de rodovias com asfalto-borracha, a Ecovias, empresa controlada pelo grupo, reutiliza 600 pneus. Mesmo essa tecnologia custando 30% mais caro que o processo comum, o engenheiro assessor de projetos especiais da EcoVias, Paulo Rosa, afirma que é ecologicamente correto, afim de reduzir resíduos prejudiciais ao meio ambiente.
É importante mencionar os benefícios que a reciclagem proporciona para a população ter interesse em praticar esse ato que consiste não apenas em adquirir um produto com embalagem reciclável mas trabalhar em conjunto dessa ação e descartando em lugares apropriados no qual a embalagem será reutilizada a fim de: reduzir custos de produção em empresas, reduzir também a extração de recursos naturais que serve de matéria-prima nas produções em industrias, gerar empregos em Cooperativas de catadores de materiais recicláveis nas grandes cidades onde o cidadão ao ajudar na preservação ambiental consegue obter uma renda para se sustentar.
...