LIPIDIOS O que são?
Por: Amanda cristina Da Silva • 22/5/2017 • Trabalho acadêmico • 388 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
LIPIDIOS
O que são?
Basicamente, se trata de moléculas orgânicas, chamadas de gorduras ou oleos. Apresenta coloração esbranquiçada e levemente amarelada, formado pela união do álcool e do ácido graxo. Para identificarmos por óleo ou gordura, usamos como critério o ponto de fusão. Os óleos são líquidos em temperatura ambiente, e as gorduras são sólidas.
Os lipídios tem função estrutural,função energética; isolante térmico e função endócrina.
São apolares, não possuem polo nem negativo e nem positivo. [pic 1]São classificados em quatro grandes grupos: simples, complexos, derivados e precursores. Os lipídios simples são formados apenas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Os compostos/complexos tem na sua formação além desses átomos, o fósforo. Os lipídios precursores são formados a partir da hidrólise de lipídios simples e complexos Os derivados são formados após transformações metabólicas sofridas pelos ácidos graxos.
Existem vários tipos de lipídios, os quais exercem funções diferentes no nosso organismo.
Cerídeos: é um lipidio simples que engloba as ceras em geral; possue a função de impermeabilidade e proteção.
Fosfolipídio: Um lipido complexo, com característica anfifílica.
Carotenoides: lipídios pigmentares que dão aos alimentos cores de amarelo ao vermelho; possuem ação antioxidante no nosso organismo.
Triglicerídeos: É o lipídio mais comum encontrado no nosso corpo. Esta associado à hipertrigliceridemia.
Esteroides: Lipidios presentes nos hormônios do nosso corpo e no colesterol
Fonte: Canal ‘’Aula De’’ (Youtube)
Colesterol LDL e HDL
O colesterol é um hormônio dos esteroides presente na membrana plasmática, de origem animal, fundamental para o bom funcionamento do corpo. O fígado é capaz de produzir o colesterol, porém essa substancia também é encontrada em diversos alimentos de origem animal.
[pic 2]
HDL e LDL são os lipoproteínas transportadoras do colesterol. O papel da HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos, guiando-o para o fígado, onde vai ser degradado.
A LDL, por sua vez, transporta o colesterol do fígado para locais de produção de esteroides e para as membranas celulares.
LDL é chamado de colesterol ruim por se acumular em caso de excesso, o que acaba entupindo veias e artérias; o HDL quando em excesso, volta para o fígado e é reutilizado.
Alimentos ricos em hdl: Cebola, aveia, abacate, verduras, feijão, azeite de oliva e damasco.
Alimentos ricos em ldl: produtos a base de nata, carnes gordas, frituras.
...