Nutrição
Por: Jcsumida • 22/4/2015 • Relatório de pesquisa • 289 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
INTRODUÇAO
Este relatório é um estudo de caso para buscar recuperação da saúde do paciente ‘R.M.O’, o qual foi submetido aos cuidados da EMTN (equipe multidisciplinar de terapia nutricional). Essa equipe é composta por diversos profissionais da saúde, como médico, nutricionista, enfermeiros e farmacêuticos. Essa equipe é responsável pela avaliação de pacientes de risco nutricional para verificar a necessidade de uma terapia especial como a terapia nutricional enteral ou parenteral. O enfermeiro por sua vez deve dar sua opinião sobre o estado clinico do paciente e seu risco nutricional para definir a real necessidade de terapia nutricional especial. Incentivar as praticas com o auto cuidado, auxiliando o paciente no que se refere à adesão ao tratamento.
OBJETIVO
Tem como objetivo buscar uma melhor terapia nutricional para o paciente, a fim de que ele possa se reestabelecer seu estado clinico e o prognostico da doença.
PROCEDIMENTO
Com base no caso apresentado, a melhor avaliação provida a este paciente é a ANSG (Avaliaçao Nutricional Subjetiva Global), pois foi analisado a perda de peso, sintomas gastrointestinais, ingestão alimentar, exame físico e estresse metabólico da doença. O paciente preencheu todos os requisitos da avaliação sendo a perda de peso, vômitos, tosse, dor torácica, disfagia e anorexia.
DESENVOLVIMENTO
Analisando o estado do paciente, por ter acabado de fazer uma cirurgia e logo irá iniciar a quimioterapia, o melhor método para nutrição é a via enteral, com dieta líquida, apesar de que com esta dieta ele precisara de suplementos nutricionais para evitar a desnutrição. O tratamento TNE pode aumentar a ingestão alimentar e prevenir perda de peso ainda maior, causada pelos efeitos da terapia, pois o resultado da avaliação foi de desnutrição moderada.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que todo paciente internado precisa de uma boa avaliação pela equipe (EMTN) para sua boa recuperação.
BIBLIOGRÁFIA:www.anhanguera.com.br
...