O Atendimento Humanizado
Por: dℯdℯzinha dℴ dℯdℯ ❤ • 18/7/2023 • Trabalho acadêmico • 1.635 Palavras (7 Páginas) • 115 Visualizações
INSTITUTO POLÍGONO DE ENSINO
ALESSANDRA PEREIRA MONTEIRO
EVELYN DA SILVA PEREIRA JESUS
ISABELA APARECIDA COSTA SANTOS
MARIA DE FÁTIMA LEITE ROCHA
NATHIELLY NASCIMENTO DA ROCHA
TATIANE DE SOUZA ASSIS
YASMIN RODRIGUES DE ARRUDA SOUZA
ATENDIMENTO HUMANIZADO
Santo andré, SP
2022
ALESSANDRA PEREIRA MONTEIRO
EVELYN DA SILVA PEREIRA JESUS
ISABELA APARECIDA COSTA SANTOS
MARIA DE FÁTIMA LEITE ROCHA
NATHIELLY NASCIMENTO DA ROCHA
TATIANE DE SOUZA ASSIS
YASMIN RODRIGUES DE ARRUDA SOUZA
ATENDIMENTO HUMANIZADO
Trabalho apresentado ao Instituto Poligono de Ensino, como parte para obtenção do Curso de Auxiliar e Técnico de Enfermagem.
Orientadora: Profª Enf Gabriela Colares
.
Santo andré, SP
2022
CONTEÚDO
INTRODUÇÃO 4
HUMANIZAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE. 5
REDE HUMANIZAÇÃO SUS. 6
FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO PNH 6
A HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM 7
COMO SE FAZER UM ATENDIMENTO HUMANIZADO. 8
COMO HUMANIZAR O PACIENTE. 9
QUAIS OS PONTOS POSITIVOS DA HUMANIZAÇÃO NA ENFERMAGEM. 10
QUAIS OS PONTOS NEGATIVOS DA HUMANIZAÇÃO NA ENFERMAGEM. 10
O QUE PODE OU NÃO SER FEITO NOS ATENDIMENTOS HUMANIZADOS. 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 12
INTRODUÇÃO
Quem escolhe ser Enfermeiro tem uma carreira dedicada ao cuidado com o paciente, prezando, assim, a sua saúde, bem-estar e segurança.
Contudo, além de toda sua bagagem de conhecimento técnico-científico para exercer um trabalho de qualidade, é preciso também aplicar a humanização na Enfermagem a fim de se tornar um profissional por completo.
Oferecer um atendimento humanizado é uma abordagem que ganha cada vez mais destaque na saúde. Esse é um conceito que leva em consideração o tratamento do paciente como um todo, respeitando as suas particularidades. Desse modo, precisa ser ter um conhecimento dos profissionais de todas as áreas que atuam diretamente com o paciente.
[pic 1]
HUMANIZAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE.
Em 1960 foi marcada pelas lutas feministas, onde tinham como pauta a saúde da mulher dentre outras.
Foi nesse período que surgiu o conceito de Humanização impulsionado pela sociologia médica dos Estados Unidos.
A partir da criação do SUS o ministério da saúde discutia a cerca de medidas voltadas para humanização, colocando como tema de politicas públicas.
Nesse momento foi criado o Programa nacional de Humanização da Atenção Hospitalar.
Em 2003 o SUS desenvolve a Politica Nacional de Humanização.
A humanização é baseada em princípios éticos orientados por políticas de gestão em saúde que privilegiem atitudes colaborativas com a PNH, entende-se por humanização.
A valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde em usuários, trabalhadores e gestores. Os valores que norteiam esta política são a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários e a participação coletiva no processo de gestão( PNH, 2006).
A politica nacional de Humanização tem como objetivo efetivos os princípios de SUS, no que se diz práticas de atenção e gestão de saúde, bem como a qualificação da saúde pública.
Vinculado a Secretario de Atenção a Saúde o Ministério da Saúde, a PNH tem um núcleo técnico sediado em Brasília, onde há a articulação das equipes regionais de apoiadores as Secretarias Estaduais e Municípios.
REDE HUMANIZAÇÃO SUS.
A Rede Humanização SUS é uma extensão da PNH aberta para ampliação do dialogo a cerca dos princípios, todos e diretrizes.
Através dos vínculos no processo de humanização da gestão e cuidado, onde qualquer interessado pode participar é criado uma rede social, onde há conhecimento, trocas, acolhimento, a fim do enfrentamento por grandes desafios da Humanização do SUS.
FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO PNH
É ofertado curso e oficinas de formação/ intervenção, pautando o processo de trabalho da área da saúde, formando trabalhadores, efetivando os como multiplicadores e apoiadores em cada região.
[pic 2]
A HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM
O Atendimento Humanizado é um ponto forte na carreira do profissional de enfermagem, tendo como fundamento proporcionar assistência ao ser humano, uma vez que o profissional deve saber avaliar e intervi de maneira correta sobre os sentimentos, perspectivas, duvidas e percepções que estejam relacionados ao paciente. Tendo isso com o objetivo de amenizar o sofrimento, melhorar ou proporcionais mais conforto diante da situação vivenciada. É importante que o profissional se solidarize com o que os pacientes estão sentindo. E que o profissional passe segurança, de acordo com as orientações, e assim adquirindo a confiança do paciente.
...