O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMESTICA PELOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ARCOS/MG
Por: Flaviscéia Carla • 22/9/2015 • Monografia • 15.657 Palavras (63 Páginas) • 529 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Departamento de Enfermagem – Arcos
Flaviscéia Carla de Moura
Mariana Nunes de Araújo
O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMESTICA PELOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ARCOS/MG
Arcos
2013
Flaviscéia Carla de Moura
Mariana Nunes de Araújo
O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMESTICA PELOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ARCOS/MG
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao departamento de Enfermagem, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Arcos. Como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Orientadora: Profa. Ms. Yara Mendes Ferreira
Arcos
2013
AGRADECIMENTOS
A Deus, por nos dar força contínua ao enfrentarmos os obstáculos. Aos nossos pais por acreditar e incentivar nossos sonhos. Aos colegas da universidade pelas trocas de experiências. Aos professores, pelo conhecimento transmitido, em especial a professora e orientadora Yara que nos apoiou em nossa pesquisa. A todos que, de uma forma geral, ajudaram na elaboração deste trabalho.
RESUMO
Introdução: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é colocado como o elemento-chave do sistema na atenção primária de saúde; como o elo entre a comunidade e os serviços. Em algumas situações é peça fundamental na identificação de vulnerabilidade e de fatores do risco de saúde. Objetivo: Analisar como os Agentes Comunitários de Saúde conceituam, atuam e elaboram estratégias de enfrentamento à violência doméstica, nas PSF do município de Arcos/MG. Metodologia: A pesquisa foi realizada em maio de 2012 por meio de um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas aplicadas a 57 Agentes Comunitários de Saúde. Resultados: O sexo predominante foi o feminino, representando 95% (n=54) do total de ACS. Em relação à faixa etária, predominam as faixas de idade entre 25 a 34 anos. No que diz respeito à escolaridade, mais da metade, ou seja, 81% (n=46) dos ACS possuem o Ensino Médio completo. O tempo de trabalho do ACS em PSF revelou que 49% (n=28) trabalham a menos de um ano; 44% (=25) dos ACS definem a violência doméstica como aquela que ocorre dentro de casa por um membro da família. Os ACS afirmam que a violência contra a mulher é a que mais acontece nas suas áreas de atuação dentro da violência doméstica, 46% (n= 35) dos ACS tomam conhecimento da violência a partir de relatos de terceiros. A maioria dos ACS 97% (n=57) descreveram serem as manchas ou marcas no corpo um sinal de alerta, para 69% (n=41) indicam a tristeza, choro frequente e o pensamento suicida como um dos sinais que é percebido pelos ACS e com 49% (n=29) apareceu o uso de roupas inapropriadas como um sinal de alerta percebido por esses profissionais. Sobre os sinais de violência contra a criança e o adolescente, os ACS identificaram como sinais de alerta primeiramente o medo, auto agressão, dificuldades na escola, e enurese noturna 73% (um dos sinais mais importantes pra identificar a violência contra a criança. Conclusão: Esse estudo revelou uma capacidade de detecção dos sinais de violência e também uma carência de denúncias da violência doméstica além da falta de sistematização da equipe de PSF no seu rastreamento. Isso leva-nos a pensar sobre a capacitação dos profissionais no combate a violência e como tem se processado o atendimento das vítimas dentro das unidades básico de saúde do município Arcos/Mg.
Palavras Chaves: Programa de Saúde da Família, Agente Comunitário de Saúde, Violência Doméstica.
LISTA DE GRÁFICOS
GRAFICO 1 – Total de ACS
GRAFICO 2 – Escolaridade dos ACS
GRAFICO 3 – Violências mais frequentes
GRAFICO 4 – Identificação da violência doméstica
GRAFICO 5 – Atitude frente a violência doméstica
GRAFICO 6 – Capacitação dos ACS
LISTA DE TABELAS
TABELA 1 – Faixa etária
TABELA 2 – Tempo de trabalho
TABELA 3 – Como os ACS conceituam violência domestica
TABELA 4 – Violência contra mulher
TABELA 5 – Violência contra criança e adolescente
TABELA 6 – Violência contra idoso
TABELA 7 – Funções do trabalho do ACS
TABELA 8 – Dificuldades frente à violência domestica
TABELA 9 – Estratégias no enfrentamento da violência domestica
LISTA DE SIGLAS
ACS – Agente Comunitário de Saúde
AIS – Ações Integradas de Saúde
CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social
FUNASA – Fundação Nacional de Saúde
OMS – Organização Mundial de Saúde
PACS- Programa de Agente Comunitários de Saúde
PSF – Programa de Saúde da Família
SAS – Secretaria de Assistência a Saúde
SUS – Sistema Único de Saúde
SUDS – Sistema Unificado Descentralizado de Saúde
SPS – Secretaria de Políticas de Saúde
UBS – Unidade Básica de Saúde
SUMÁRIO (esta desconfigurado)
- INTRODUÇÃO
1.2 Justificativa
1.3 Objetivos
1.3.1 Objetivo Geral
1.3.2 Objetivos específicos
1.4 Problema....................................................................................................................................10
1.5 Justificativa..................................................................................................................................10
...