O Mercado da Saúde
Por: Juliana Wernek • 26/7/2019 • Resenha • 297 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
A presente resenha crítica tem como tema o artigo "O Mercado da saúde" que tem como objetivo descrever como o mercado da saúde é em alguns lugares do mundo, em especial nos Estados Unidos. O artigo aborda as comparações entre os sistemas de saúde, em questão de qualidade e custo. Além de examinar como os serviços de saúde podem ser feitos com pouco custo e boa qualidade.
De acordo com o artigo, em 2010 nos Estados Unidos, foram gastos U$ 2,6 trilhões na saúde, valor maior do que foi gasto em outros setores, como o de energia. Basicamente, toda a população precisa e utiliza os serviços de saúde, abastecendo assim o mercado.
A genética é uma das causas principais que afetam a saúde, estudos indicam cada vez mais que diferenças em alguns genes determinam o grau de vulnerabilidade do indivíduo com determinada patologia. Somando-se a genética, temos os determinantes e condicionantes da saúde. O local onde a pessoa reside, o ar que respira, sua alimentação e hábitos de vida entre outros estão intimamente ligados à qualidade de vida e a vulnerabilidade de cada pessoa.
É importante levar esses fatores em consideração devido ao fato que o mercado da saúde desconsidera esses temas e se objetivam nos produtos e serviços visando apenas a cura das doenças, deixando o fator prevenção de fora. O objetivo principal desse mercado é voltado para os medicamentos, procedimentos, aparelhos e dispositivos pressupostos pelas empresas farmacêuticas e médicas. Nesse mercado pode-se incluir os vários setores médicos, clínicas dos mais diversos tipos, hospital e outros serviços de apoio. De forma geral, pode-se considerar o mercado da saúde como uma série de "vias integradas". De acordo com os autores do artigo, o caminho da saúde segue a seguinte linha: pais, individual, meio ambiente, educação e estilo de vida.
...