O RESUMO DE FISIOLOGIA
Por: Ernani Vilela • 27/7/2019 • Resenha • 6.878 Palavras (28 Páginas) • 399 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]
– CAMPUS MACAÉ
RESUMO DE FISIOLOGIA 07/03/2017 (REVISÃO I)
Então, a gente vai começar falando de Fisiologia Renal. Vou apresentar alguma coisa bem de introdução mesmo para entender para que servem os rins.
Todo mundo tem uma noção mais ou menos, né? Qual a importância dos rins pro organismo?
R: Filtrar o sangue
Por que é importante filtrar o sangue?
R: Vocês já tiveram biologia celular, né? Então, as células estão sempre produzindo metabólitos por conta do próprio metabolismo das células. Então, quando tem consumo de carboidratos tem produção de metabólitos no meio do caminho, muitas vezes não são aproveitados pela célula e isso tudo é descartado no sangue. Se isso ficar acumulando no sangue, isso pode levar algum prejuízo para o nosso organismo, então isso tem que ser descartado. Não só o metabolismo de carboidratos que eu usei como exemplo, até porque os carboidratos são completamente metabolizados sem produzir muitos resíduos. As proteínas, por exemplo, já deixam mais metabólitos no meio do caminho, então, é importante filtrar isso pra ser descartado.
Mas isso não é a principal, não o mais importante entre as funções dos rins porque se a gente for ver as outras funções do rim, esses acúmulos de metabólitos, nosso organismo é capaz de aturar uma concentração desses metabólitos muito grande. Então, antes da gente começar a ter algum prejuízo no organismo por causa desse acúmulo de metabólitos, se os rins não estiverem funcionando, na verdade a gente vai começar a apresentar problemas sem ser por causa desse acúmulo de metabólitos por conta de uma outra função que acaba sendo mais importante ou produz um efeito mais maléfico se os rins não estiverem funcionando.
O que os rins fazem? Eles eliminam ou eles absorvem?
R: Ele na verdade vai manter o equilíbrio hídrico do organismo.
Primeiro ele filtra grande parte do sangue e se ele não absorver grande parte do
que foi filtrado, acaba que a gente vai entrar em desidratação muito rápido.
Na verdade, a função dos rins é o equilíbrio hidroeletrolítico, hidro de água
e eletrolítico porque tem vários eletrólitos nessa água. Então, é manter esse
equilíbrio.
Na verdade, se os rins, eles têm uma função que é a de conservar a água do
organismo porque a gente tá perdendo água o tempo todo, né? Na respiração, evaporação de água pela pele, transpiração pelo suor, pelas fezes. Não falei urina especificamente porque os rins é que vão produzir essa urina, mas a gente
sabe que em dias mais quentes a gente urina menos, a gente perde mais na transpiração e evaporação. Então, os rins estão conservando água no nosso organismo, então a gente perderia água muito rápido. Em dia mais frio a gente acaba urinando muito mais. Se você sai de um calorão e viaja para um país mais frio, você vai perceber que a primeira coisa de diferente no seu organismo é a vontade de ficar urinando toda hora, justamente porque no verão os rins estavam conservando alguma água a mais para manter o seu organismo hidratado e quando você vai para um país frio aquilo que você perderia pela transpiração, essa água acaba saindo na urina, se você mantiver a mesma quantidade de ingestão de água.
Então, isso foi meio que um resumo da aula de hoje.
Aqui é uma relação das funções dos rins. Vão aparecer algumas que a gente acabou não comentando.
A primeira e a mais importante é a regulação do volume e aí esmiuçando em mais palavras esse equilíbrio hidroeletrolítico que eu falei é a regulação do
volume, osmolaridade e composição dos compartimentos líquidos do organismo.
Volume se refere à quantidade de água; osmolaridade é a quantidade de soluto
em relação a quantidade de água (a unidade de osmolaridade é g/L ou mili
osmóis por litro).
Ainda vou esclarecer mais um termo: tem osmolaridade e osmolalidade, qual a diferença? O conceito é igual só muda justamente a unidade. Osmolaridade é a
Osmolalidade é a quantidade de solutos em kg pela quantidade de líquido em kg também, aí que está a diferença mas o conceito é igual: Quantidade de solutos
diluídos numa quantidade de água.
Eu estou esclarecendo isso porque terão livros que vocês vão pegar pra ler e está escrito osmolaridade ou osmolalidade, então, vocês já sabem a diferença.
*Aqui a professora explica uma figura que desenhou no quadro, mas está bem fácil de entender pelo áudio mesmo. Ela fala sobre o equilíbrio de concentrações de volume x soluto entre o meio intracelular e extracelular.
Então é isso, Osmolaridade é a quantidade de solutos por um determinado
volume de água e Osmose é esse movimento da água de um compartimento
para o outro.
*Aqui ela faz uma analogia entre o que ela explicou com a nossa célula.
Isso tudo para simplificar o que acontece no nosso organismo, ele não tem compartimentos desse jeito mas tem células, tem núcleo e a membrana da célula é semipermeável, ela deixa passar alguns solutos, não todos, e ela deixa passar água. Então, a água se movimenta entre as células de dentro da célula para o interstício uma vez que as células não são todas completamente “grudadas”, né? Tem uma quantidade de água entre as células e tem que o interstício e os vasos sanguíneos, capilares, enfim, tem uma quantidade de água também.
Quando a gente fala de compartimentos líquidos do organismo, a gente tem dois compartimentos grandes, tem o intracelular e o extracelular.
Intracelular é o somatório de todos os líquidos dentro das células e extracelular é o que está fora das células, ou seja, ele é entre o líquido intersticial e o líquido que está dentro dos vasos.
Então a gente já viu Volume, Osmolaridade, compartimentos líquidos e o que seria Composição?
R: É o que está diluído dentro desse líquido.
Eu coloquei genérico, mas a gente sabe que existem solutos específicos dentro do nosso organismo. Tem nutrientes, tem eletrólitos, tem várias outras substâncias.
...