OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM APLICADOS A UM PACIENTE PORTADOR DE PIELONEFRITE
Por: Hellen Maria • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 891 Palavras (4 Páginas) • 1.639 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
CURSO DE ENFERMAGEM
HELLEN MARIA PEREIRA DE ARAUJO
LUCAS NUNES RODRIGUES
MARINEIDE MARTINS
CUIDADOS DE ENFERMAGEM APLICADOS A UM PACIENTE PORTADOR DE PIELONEFRITE
PALMAS – TO 2015
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
CURSO DE ENFERMAGEM
HELLEN MARIA PEREIRA DE ARAUJO
LUCAS NUNES RODRIGUES
MARINEIDE MARTINS
CUIDADOS DE ENFERMAGEM APLICADOS A UM PACIENTE PORTADOR DE PIELONEFRITE
Trabalho acadêmico apresentado a disciplina de Processos Patológicos em Situações Clinicas , para obtenção de nota sob orientação da Professora Juliana Bertho.
PALMAS – TO 2015
Pielonefrite - Infecção Urinária Alta
A pielonefrite, ou infecção das vias urinárias superiores, é o processo infeccioso que envolve os rins, normalmente causada por bactérias que migram até eles, vindas da bexiga.
As infecções que acometem o trato urinário, independente do seu local de origem, geram nos pacientes grandes complicações, em virtude do tratamento tardio e, na maioria das vezes, insatisfatório.
O público feminino é o mais vulnerável, tanto do ponto de vista anatômico, já que a uretra nas mulheres possui um comprimento reduzido, como também,relacionado a aspectos de higiene corporal.Todavia, um dos maiores problemas quando se trata de infecções do trato urinário (ITU), é a falta de conhecimento da patologia por parte dos pacientes, levando dessa maneira a um agravo da condição clínica.
Geralmente o paciente refere dor na região lombar (abaixo da última costela nas costas), febre alta, calafrios, ardência para urinar, sensação de urina quente e urina mais escura. Náuseas e vômitos acompanham o quadro.
Diagnósticos de enfermagem para um paciente portador de pielonefrite
Dor aguda relacionada a agentes lesivos biológicos evidenciados por relato verbal de dor
Conhecimento deficiente relacionado à falta de exposição evidenciada por verbalização do problema.
cuidados : controle da dor , administração de analgésicos e antibióticos conforme prescrição médica; diminuição de estressores ambientais; promover conforto ; orientações ao paciente e ao familiares sobre a etiologia das infecções do trato urinário e suas possíveis consequências e também orientações acerca da importância da adesão precoce do tratamento e implementação de medidas não- farmacológicas.
Eliminação urinária prejudicada, relacionados à infecção no trato urinário, múltiplas causas, obstrução anatômica; caracterizada pela disúria, frequência, hesitação urinaria (dificuldade/demora para ir a micção, retenção urinaria, urgência urinaria.
Cuidado: instruir o paciente/ família a registrar o debito urinário quando adequado, monitorar a ingestão e eliminação, monitorar o grau de distinção da bexiga por meio de palpação e percussão, promover a ingestão nutricional adequada, orientar o paciente e os familiares sobre os sinais e sintomas de infecção e sobre o momento de relata-las ao provedor de cuidados da saúde. Ensinar o paciente e a família como evitar infecções, promover a conservação e o preparo seguro dos alimentos.
Sobrecarga de stress, relacionada a múltiplos estressores concomitantes (ameaças/ exigências ambientais, exigências sociais, caracterizada por demonstrar aumento de sentimento de raiva, expressar sensação de pressão, expressar dificuldade de funcionamento e tomada de decisão.
Cuidado: investigar com o paciente as estratégias anteriores de enfrentamento, encorajar o uso de estratégias de enfrentamento, oferecer atividades de lazer.
Comportamento de saúde propenso a risco, relacionado a atitude negativa em relação aos cuidados de saúde, múltiplos estressores caracterizado por não conseguir agir de forma a prevenir problemas de saúde, demonstra não aceitação da mudança no estado de saúde.
Cuidado/ prescrição: oferecer informações reais sobre diagnósticos, tratamento e prognósticos, buscar compreender a perspectiva que o paciente tem de uma situação estressante, encorajar o uso de recursos espirituais de desejado, investigar razoes do paciente para autocrítica, oferecer treinamento apropriado para habilidades sociais. Orientar o paciente sobre o tipo de serviço a ser esperado de cada provedor de cuidados de saúde, encorajar a consulta com outros profissionais de saúde quando adequado.
...