A ÉTICA NO ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM EM PACIENTES PORTADORES DE HIV/AIDS
Por: moisaniel2018 • 3/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.319 Palavras (6 Páginas) • 687 Visualizações
UNIRB – FACULDADE REGIONAL DA BAHIA
FACULDADE JOÃO CALVINO
ADRIANI BRASIL PINHEIRO DOS SANTOS
ANDERSON ALMEIDA MARQUES
GISLENE DE SÁ SANTOS
JARDELINE DOS SANTOS COSTA
JEFERSON PEREIRA DOS SANTOS SILVA
LETÍCIA MARIA DE ARAÚJO
MATEUS ALVES DOURADO
SARA CARDOSO DE ARAUJO
A ÉTICA NO ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM EM PACIENTES PORTADORES DE HIV/AIDS
BARREIRAS-BA
2017
ADRIANI BRASIL PINHEIRO DOS SANTOS
ANDERSON ALMEIDA MARQUES
GISLENE DE SÁ SANTOS
JARDELINE DOS SANTOS COSTA
JEFERSON PEREIRA DOS SANTOS SILVA
LETÍCIA MARIA DE ARAÚJO
MATEUS ALVES DOURADO
SARA CARDOSO DE ARAUJO
A ÉTICA NO ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM EM PACIENTES PORTADORES DE HIV/AIDS
Trabalho apresentado à Faculdade Regional da Bahia, ao curso Bacharelado em Enfermagem, como requisito de avaliação no III Interdisciplinar de Saúde, sob orientação do professor: Diego Antonino Nunes
BARREIRAS-BA
2017
SUMÁRIO
1. TEMA............................................................................................................... 2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.................................................................... 3. JUSTIFICATIVA............................................................................................... 4. OBJETIVOS..................................................................................................... 4.1 OBJETIVO GERAL........................................................................................ 4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.......................................................................... 5. METODOLOGIA.............................................................................................. 6. CRONOGRAMA.............................................................................................. 7. RECURSOS..................................................................................................... REFERENCIAS................................................................................................... | 04 04 04 06 06 06 06 07 07 08 |
1. TEMA:
A ética no atendimento de enfermagem em pacientes portadores de HIV/AIDS.
2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:
Por ainda se tratar de uma doença sem cura, ao descobrir que é portador da doença, o indivíduo perde a noção dos sentidos e muitas vezes opta por tirar a própria vida com medo da sociedade, dos julgamentos, dos comentários e do preconceito humano. Diante disso, qual a importância da ética no cuidado humano por profissionais de enfermagem e sua relação com o portador do HIV/AIDS?
3. JUSTIFICATIVA:
A Aids surgiu em meio ao total desconhecimento sobre a doença. Com isso, foi necessário que o cuidado de enfermagem fosse se transformando à medida que o conhecimento sobre a doença foi se expandindo e ao mesmo tempo, a sua epidemiologia se modificando.
Com as mudanças no perfil dos acometidos pelo HIV/Aids, a inserção de novas tecnologias e tratamentos, e expansão da epidemia para diversas regiões, houve a necessidade de adaptação a esta nova realidade pelos profissionais de enfermagem, revelando uma situação diferente daquela inicial marcada pelo desconhecimento da doença e seu tratamento, além do preconceito pelo perfil dos infectados, em sua maioria, homossexuais, usuários de drogas, moradores de rua, ou seja, pessoas à margem da sociedade e em situação de vulnerabilidade social e de saúde.
É de suma importância, principalmente para os trabalhadores da área da saúde, perceber o cuidado na sua dimensão mais ampla, que tem como princípio uma forma de viver plenamente e não apenas como uma execução de tarefas para promover o conforto de alguém.
A atitude ética do profissional para com o paciente, independentemente de seu problema, está presente cada vez que ele reconhece seus clientes como pessoas iguais a ele, que precisam ser ouvidas e compreendidas para que exista a interação e, por conseguinte, o cuidado efetivo. Tal doença é considerada, como doença crônica, conta com inúmeros estudos para a descoberta de uma vacina 100% eficaz, entretanto essas até hoje não oferecem proteção total, pois é necessário que exista trabalho educacional intenso para que a prevenção realmente se efetive e com o intuito de que a educação seja uma constante na luta conta essa pandemia, as pesquisas em diferentes áreas do conhecimento vêm sendo incentivadas.
O cuidado humano deve ser resgatado, pois esse é considerado como ética mínima e universal, surgindo da consciência coletiva, em momentos críticos. Ao comentar a importância do cuidado, é mister discorrer sobre a experiência de Florence Nithingale, pioneira na enfermagem científica no mundo que, com um grupo de colegas, “parte de Londres para um hospital militar na Turquia, onde se travava a guerra da Criméia. Imbuída da ideia do cuidado, consegue reduzir, em dois meses, a mortalidade de 42 para 2%”.
Quando cuidamos do outro, passamos a respeitá-lo e a vê-lo na sua individualidade, sendo imprescindível o conhecimento acerca da ética e da moral, princípios que propiciam uma nova razão, instrumental, emocional e espiritual. E, por falar em ética, o seu grande mistério consiste na predominância de sentimentos e atitudes voltadas para o amor verdadeiro ao próximo; desde que a compaixão viva dentro de cada um, o bem e a dor do outro passam a ser encontrados no coração de quem acredita nesses princípios.
...