PROJETO INTEGRADOR DE SAÚDE COLETIVA E BIOESTATÍSTICA
Por: IonaraSES • 30/11/2022 • Trabalho acadêmico • 629 Palavras (3 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1] ou [pic 2]
PROJETO INTEGRADOR DE SAÚDE COLETIVA E BIOESTATÍSTICA
-TÍTULO-
-Autores-
-Professor/orientador Tarciso de Figueiredo Palma-
Feira de Santana, 2021
1 INTRODUÇÃO
10 parágrafos, no máximo.
Apresentem aqui os conceitos sobre a temática central e do público escolhido;
Apresentem a relevância (justificativa) em função de: científica, social, econômica e, principalmente, para a saúde coletiva;
Apresentem qual a principal motivação do estudo e sua hipótese;
Apresente o(s) objetivo(s) do seu estudo.
VCS JÁ FIZERAM NA AV1 (JUSTIFICATIVA E OBJETIVO) – APENAS REPITAM AQUI!
2 MÉTODOS
Aqui, a parte inicial é para explicar como vocês farão seu trabalho, porém deixem isso aqui para a AV2! Será um estudo de corte transversal que explicarei como vocês deverão colocar aqui.
2.1 TIPO DO ESTUDO
“CONCEITUE ESTUDO TRANSVERSAL”
2.2 SELEÇÃO DA AMOSTRA
“INFORME QUE SUA AMOSTRA FOI POR CONVENIENCIA E INFORME QUANTOS SUJEITOS FORAM ENTREVISTADOS. NÃO ESQUEÇAM DE DIZER QUEM FOI SEU PÚBLICO”.
O que precisa colocar aqui agora?
2.3 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS
Explicar quais os itens que foram colocados em seu instrumento de coleta (sociodemográficos, específicos para a sua temática).
Explicar qual o tratamento que será dado ao seu instrumento, no que tange os resultados, como pontos de corte, etc.
Exemplo:
“Para o questionário sociodemográfico, serão estimadas as frequências e comparadas com o desfecho do estudo.
Para o instrumento que visa aferir os transtornos mentais comuns, SRQ-20, composto por 20 questões com respostas dicotômicas e excludentes (Sim/Não), a partir de 5 respostas positivas, para homens, considera-se o indivíduo com TMC, e 7 respostas positivas, para as mulheres.”
MÉTODO ESCRITO PARA O SIMPÓSIO, QUE VOCÊS PODEM APROVEITAR O TEXTO:
Método: Todos os estudos terão abordagem transversal. Serão analíticos e exploratórios, compostos por um questionário sociodemográfico padrão (no anexo deste documento), bem como instrumentos de rastreio epidemiológico, concernentes a cada objetivo, que será informado abaixo (em cada projeto). A coleta de dados será realizada via formulário eletrônico, garantindo total sigilo e privacidade dos respondentes. As amostras serão por conveniência, portanto sem possibilidade de extrapolação dos resultados para a comunidade (sem representatividade, apenas para os entrevistados). Serão estimadas as prevalências e razões de prevalência dos desfechos e as medidas de ocorrência das características de interesse. As variáveis serão dicotomizadas (mesmo as quantitativas), para a simplificação das análises, sendo utilizado o teste Qui-quadrado de Pearson, com significância de 5% e p-valor de 0,05, como medida de avaliação de associação e intervalos de confiança de 95%. Será utilizado o Microsoft Excel para a organização dos bancos de dados e cálculos das estimativas descritivas; e, será utilizado o OpenEpi (http://www.openepi.com/) para as análises.
...