Posições para exames e procedimentos
Por: Ludmilla281 • 16/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 464 Visualizações
Colégio Cunha
Curso Técnico em Enfermagem Fundamentos da Enfermagem
Posições para Exames e Procedimentos
2018 Página 1
Colégio Cunha
Curso Técnico em Enfermagem Fundamentos da Enfermagem
Profo Hadirgiton Garcia Gomes de Andrade
Alunos: Ludmilla Rodrigues de Souzaa Marla Vieira de Souza Resende Marinalva Moreira Barboza Marivalda Oliveira da Silva
Ruth Leal de Souza Silva
Janir Mota Soares
2018
Página 2
Posições para Exames e Procedimentos
Como técnicos de enfermagem, devemos saber que o posicionamento pode ser muito mais do que apenas o conforto do paciente/cliente. A posição certa pode ter um enorme impacto na saúde e recuperação do paciente, e conhecer a posição correta para cada atendimento é crucial.
A equipe de enfermagem precisa ter os conhecimentos necessários para mudar o paciente de posição de modo seguro e sem causar nenhum tipo de dano. Para todo e qualquer exame ou procedimento, deverá ser explicado previamente ao paciente para transmitir segurança, além de ocasionar uma boa assistência.
Devemos lembrar também que o paciente não deve permanecer em posições desconfortáveis e constrangedoras por longos períodos de tempo, sempre respeitando a privacidade e avaliando o estado físico do paciente pelo seu grau de dependência durante o exame ou procedimento.
Cada posição favorece a realização de um determinado exame ou procedimento. As mais comuns são:
Posição Ortostática ou Ereta: 2018
Página 3
O paciente fica em pé, com os pés um pouco afastados um do outro e com os membros superiores estendidos naturalmente junto ao corpo. O peso fica distribuído equitativamente nos MMII.
Indicação: é utilizada para aferir peso, altura, para examinar curvaturas da coluna, membros inferiores e também para exames neurológicos.
Posição sentada: 2018
Página 4
O paciente fica sentado no leito ou cadeira, com as mãos repousando sobre as coxas.
Indicação: adequada para exames de ouvido, olhos, nariz e orofaringe.
2018 Página 5
Posição Supina ou Decúbito Dorsal:
Indicação: adequada para descanso, conforto e exames de cabeça, tórax anterior, abdômen e extremidades.
Decúbito Lateral:
O paciente deita de costas, sem travesseiro, com pernas
estendidas ou flexionadas ligeiramente para relaxamento do
músculos abdominais. Os braços podem ficar cruzados sobre o
peito ou estendidos ao longo do corpo.
O paciente deita de lado, com um travesseiro sobre a cabeça, as pernas podem ficar estendidas ou flexionadas.
Indicação: Conforto, descanso. Também indicado para casos de convulsão com risco de broncoaspiração.
2018 Página 6
Decúbito Lateral Direito:
O paciente fica deitado com o lado direito para baixo, pernas levemente fletidas, braço direito em abdução, o lado esquerdo para cima e o braço repousando sobre a face lateral da coxa.
Indicação: utilizado para exames da coluna e dorso.
Decúbito Lateral Esquerdo:
O paciente fica deitado com o lado esquerdo para baixo, pernas levemente fletidas, braço esquerdo em abdução, o lado direito para cima e o braço repousando sobre a face lateral da coxa.
Indicação: utilizado para exames da coluna e dorso.
2018 Página 7
Decúbito Prono ou Ventral:
Para colocar o paciente nessa posição, é preciso posicioná-lo primeiramente em decúbito lateral e, em seguida, colocando uma das mãos no ombro e outra na região coxofemoral, auxiliá- lo a ficar na posição adequada. Colocar um ou dois travesseiros sob as pernas, um entre o peito e o abdômen, e um coxim debaixo de cada axila. Deixá-lo sem travesseiro na cabeça.
Indicação: Usado para exames da coluna vertebral e região cervical, e também para a melhora da oxigenação, diminuindo a atelectasia e permitindo a distribuição mais equilibrada da pressão positiva, diminuindo a injúria pulmonar.
2018 Página 8
Posição de Litotomia (Litotômica):
O paciente é colocado em decúbito dorsal, com as coxas bem afastadas, flexionadas sobre o abdômen. Para manter as pernas nessa posição de flexão, usam-se suportes do tipo joelheiras. A região glútea do paciente deve ficar fora da mesa de exame.
Indicação: utilizada em partos, cirurgias ou exames do períneo, vagina, bexiga e reto.
2018 Página 9
Posição Ginecológica:
Coloca-se o paciente em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas sobre as coxas, a planta dos pés sobre o colchão e os joelhos bem afastados. Cobre-se o paciente com um lençol em diagonal, de modo que uma ponta fique sobre
...