RECEITUARIO CONTROLE ESPECIAL
Por: djmegamax • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 513 Palavras (3 Páginas) • 369 Visualizações
Introdução
Conforme período de crescimento da criança vai adquirindo capacidades pisco motoras e neurológicas que podem ser observada a cada mês, de modo que aos 4,5 meses de idade já sustenta a cabeça e com seis meses e capas de sentar sem apoio. Nessa fase se torna indispensável a importância da alimentação. Uma vez que você tomar condutas inadequadas sobre a alimentação dessa criança, podem não só levar prejuízos imediatos na saúde da criança, elevando a morbi-mortalidade infantilm, como também deixar seqüelas futuras como retardo de crescimento atraso escolar e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.
Passo 1
Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chá ou qualquer outro alimento. O bebe que mama no peito cresce e adoece menos
Passo 2
A partir dos 6 meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até dois anos de idade ou mais. A alimentação ingerida terá que ser de alimentos semi-solidões dentro os seis meses como, por exemplo, papa de fruta, papa salgada a partir dos 8 meses de idade a criança já pode receber gradativamente os alimentos preparados para a família, desde que sem temperos picantes, sem alimentos industrializados com pouco sal e oferecidos amassados, desfiados, triturados ou picados em pequenos pedaços.
Passo 3
Após seis meses dar alimento complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, fruta e legumes) três vezes ao dia, se a criança estiver em aleitamento materno. Ao completar 6 meses de idade os alimentos complementares devem ser oferecidos três vezes ao dia (papa de fruta, papa salgada e papa de fruta), pois contribuem como fornecimento de energia, proteína e micronutrientes, além de preparar a criança para a formação de hábitos saudáveis no futuro á alimentação da família
Passo 4 A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com o horário de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança. Lembrar que o bebê deve receber alimentos, quando mostrar forme. Horário rígidos para oferta de alimentos prejudicam a capacidade da criança de distinguir a sensação de fome e de estar satisfeito após a refeição. O intervalo entre as refeições é que precisa ser regular( 2 a 3 horas).
Passo 5
A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; iniciar com a consistência pastosa (papas/purê) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar á alimentação da família. Ao servir os alimentos no prato, amassá-los com garfo. A consistência terão aspecto pastoso (papa/purê). Não e correto a utilização do liquidificador e da peneira, porque a criança esta aprendendo a distinguir a consistência, sabores e cores dos novos alimentos. Alem do que, os alimentos liquidificados não vão estimular a ato da mastigação.
Passo 6
Oferecer á criança diferentes alimentos ao dia (alimentação
...