RELATO DE APRENDIZAGEM: FAZENDA ERMITAGE: AFERIÇÃO DE SINAIS VITAIS
Por: MAYARA CASA • 11/10/2018 • Monografia • 1.424 Palavras (6 Páginas) • 351 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O objetivo desse estágio e nos aproximar dos pacientes e criar vinculo, comunicar, conhecer, e melhorar, aceitando e reconhecendo que cada paciente e de um jeito. No IETC I, realizamos os cadastros fornecidos pela prefeitura o e-SUS (O e-SUS Atenção Básica é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população), onde foi feita a coleta de informações territorial e individual. Realizamos o cadastro individual de medicamentos fornecido pela Universidade, tratamento dos dados em saúde, também realizações de aferição de pressão na baia junto com a turma de enfermagem.
2 INTRODUÇÃO
Nessa segunda etapa do IETC II, vamos continuar com o mesmo projeto do primeiro IETC I, só que agora estamos inserindo em nossas abordagens com os pacientes sobre o armazenamento de medicamento, estamos falando também em nossa baia sobre o programa HiperDia, e encaminhando ambulatorial para pacientes que possuem algum problema de saúde relacionado a HiperDia que não possuem acompanhamento médico. Agora sem a turma de enfermagem.
MEMORIAL
Nasci em recife, vim de uma família simples, e tenho uma Irmã, estou com meu esposo há 13 anos, temos 2 filhas uma de 6 anos e outra de 8 anos. Sou uma pessoa com determinação e muita força de vontade para ir atrás de meus objetivos. Faço tudo que está ao meu alcance para conseguir tudo o que eu quero, é mesmo que eu não consiga nunca desisto dos meus desejos. Sou leal e fiel aos que me seguem e me ajudam, em todas as circunstâncias.
A minha escolha pela farmácia foi sendo feita desde 2011, quando comecei a trabalhar na farmácia, porém eu ainda não havia terminado o ensino médio daí comecei a querer a correr atrás para dar um futuro melhor para as minhas filhas voltei a estudar conclui o ensino médio, fiz outros cursos, consegui um bolsa de 100% para curso de técnico de enfermagem uma aérea que também me interessa bastante porém é uma área muito desvalorizada, conclui também a um ano e meio e atuo na área. Desde que terminei o curso técnico de enfermagem venho com vontade de ingressar em uma faculdade mais sempre ficava empurrando para o próximo mês. Até que esse ano não aguentei e decidi tomar a decisão de fazer o vestibular e finalmente fazer a faculdade eu já gostava bastante de química e sempre tive interesse em saber como era o funcionamento dos medicamentos no corpo, e foi por motivos simples com esses que estou cursando farmácia.
Hoje procuro entender o que é ser farmacêutico, qual o seu papel na sociedade e suas áreas de trabalho, para no futuro saber em qual área quero aplicar os conhecimentos que adquiri durante o curso. Procuro sempre saber mais sobre a farmácia e sobre quem quero ser profissionalmente, para que no futuro não me arrependa das minhas escolhas.
4 RELATOS DE APRENDIZAGEM
1° PERÍODO
4.1 RELATO 1: LABORATÓRIO DE HABILIDADES: AULA PRATICA DE LAVAGEM DAS MÃOS
Aprendemos que a lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por toda equipe, sempre ao iniciar e ao término de uma tarefa.
Técnica de Lavagem das mãos: Retirar anéis, pulseiras e relógio; abrir a torneira e molhar as mãos sem encostar na pia; colocar nas mãos aproximadamente 3 a 5 ml de sabão. O sabão deve ser, de preferência, líquido e hipoalérgico; ensaboar as mãos friccionando-as por aproximadamente 15 segundos; friccionar a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar e extremidades dos dedos; os antebraços devem ser lavados cuidadosamente, também por 15 segundos; enxaguar as mãos e antebraços em água corrente abundante, retirando totalmente o resíduo do sabão; enxugar as mãos com papel toalha; fechar a torneira acionando o pedal, com o cotovelo ou utilizar o papel toalha; ou ainda, sem nenhum toque, se a torneira for fotoelétrica. Nunca use as mãos. A higienização das mãos é a mais básica, barata e eficiente ação para o controle de infecções e prevenção da transmissão de germes.
4.2 RELATO DE APRENDIZAGEM: FAZENDA ERMITAGE: AFERIÇÃO DE SINAIS VITAIS
Vimos que os sinais vitais (SSVV) são indicadores das condições de saúde do indivíduo revelando seu estado geral. A aferição dos SSVV é um método rápido e eficiente de monitorar as condições de saúde de um paciente, assim como identificar possíveis alterações. Para os procedimentos ocorrerem de forma adequada devemos seguir as condutas: Conhecer a variação
...