RESENHA DO CAPÍTULO: CONDIÇÕES SANITÁRIAS DAS MORADIAS
Por: Pauladuart • 22/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.168 Palavras (5 Páginas) • 332 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFMG
METODOLOGIA CIENTÍFICA
RESENHA DO LIVRO: NOTAS SOBRE ENFERMAGEM
Ana Raquel Elias dos Santos
Graduando de Enfermagem
1º Período
Belo Horizonte
2012
Ana Raquel Elias dos Santos
RESENHA DO CAPÍTULO: CONDIÇÕES SANITÁRIAS DAS MORADIAS
Resenha elaborada a partir do
2° capítulo do Livro Notas sobre
Enfermagem de Florence Nightingale
Belo Horizonte
2012
CONDIÇÕES SANITÁRIAS DAS MORADIAS
Florence Nightingale, Ed. Cortez.
Por Ana Raquel Elias
Florence Nightingale, autora do livro Noções sobre Enfermagem, foi uma enfermeira britânica que ficou conhecida por cuidar dos feridos durante a Guerra da Criméia e famosa na história da enfermagem pelos seus feitos e descobertas. O capítulo ll do livro, Condições Sanitárias das Moradias apresenta pontos importantes que asseguram o asseio dos espaços ocupados pelas pessoas, em especial as residências que por sua vez eram contruídas apenas no âmbito lucrativo, o que deixava a população exposta a insalubridade dos ambientes e resultava em propagação das doenças.
Nightingale tem como objetivo apresentar tópicos que ela acredite que sejam essenciais na higiene das habitações, tais como: ar puro, água pura, rede de esgoto, limpeza e iluminação, fatores importantes para a promoção de saúde nas moradias.
A autora defende que a mudança de hábitos da população poderia reverter os quadros de epidemias, uma vez que os focos das mesmas estariam dentro das próprias residências. O Ar puro deveria percorrer todos os cômodos da casa e assim não haveria instalação de doenças. A água pura fundamental nos fins domésticos deveria ser adiquirida da melhor qualidade possível, pois as maiorias das epidemias seriam transmitidas por elas. A rede esgosto, as encanações e canalizações exposta seria um meio de comunicação e introdução de febre ou septicemia dentro daquela casa, então seria necessário que a retirada dos detritos fosse de forma eficaz, de modo que as instalações não fossem construídas por debaixo das casas,o que ela considerava alto risco.As pias, por sua vez seriam fonte de contaminação por estarem sempre molhadas e com mal cheiros. A limpeza do ambiente familiar era extremamente importante no conjuto de prevenções e no desenvolvimento infantil, pois reduzia o númro de casos das doenças como sarampo. A má iluminação era antecipação de uma casa insalubre,mal arejada e suja, impedia o crescimento infantil e propiciava o aparecimento de escrófula e raquitismo, essa casa não seria capaz de reestabelecer um doente.
...