Relacionamento Paciente e Enfermeiro
Por: Romulo26 • 18/4/2016 • Trabalho acadêmico • 337 Palavras (2 Páginas) • 412 Visualizações
Suellen Cavalcante Veras Diniz RGM:15523519
Turma: 2D1 matutino
Resenha: Comunicação tem Remédio
A comunicação é a essência da vida e inerente ao ser humano, ela está presente em todas as áreas profissionais e é considerada de suma importância para qualquer segmento. Comunicar é uma maneira de dar e receber informações, e vai além de apenas falar e escrever, temos também o gesto, olhar, toque, entre outros. Na área da saúde, a comunicação é de incontestável relevância, haja visto que o contato é quase que constante, e todas as informações captadas servem de base para avaliações e diagnósticos.
Na área da saúde as comunicações mais usadas são a verbal e a não verbal, tanto no relacionamento profissional/paciente como profissional/colegas de trabalho. A verbal consiste na fala e na escrita e a comunicação não verbal utiliza-se de sinais para se comunicar, ou seja, através de gestos, expressões faciais, posturas corporais etc.
Mesmo diante dos avanços tecnológicos que propiciam o esquecimento da comunicação não verbal, esta é considerada a mais importante na área de saúde, e seu uso eficiente pode viabilizar o sucesso do profissional, que terá melhores condições de perceber emoções, incertezas e dificuldades de verbalização do paciente.
O profissional de saúde tem seus conhecimentos adquiridos, e serão melhores aplicados se ele conseguir captar a maior quantidade de informações possível sobre determinado paciente. Portanto há a necessidade de melhorar seu desempenho nessa busca, devem se aprimorar na comunicação não verbal, para que possam entender gestos e expressões, pois através de um simples olhar é possível decifrar o que o paciente não consegue colocar em palavras devido seu estado físico.
A comunicação verbal também é importante, e não se caracteriza só na palavra verbalizada, considera-se a maneira como falamos, que pode se chamar de paraverbal: as pausas entre frases e palavras, a entonação etc. Todas essas características tem importância para eficiência da comunicação.
...