Resenha documentário: Saúde pública no Brasil
Por: Fernanda Vitória Maciel • 7/5/2018 • Resenha • 553 Palavras (3 Páginas) • 1.427 Visualizações
ADA SAÚDE COLETIVA
Resenha documentário: Saúde pública no Brasil
Aluna: Fernanda Vitoria Maciel Mariano
Turma: ENF 2°/3°PERÍODO
No século XX, surgiram muitas epidemias no brasil, como febre amarela, cólera, varíola e malária. Mas, infelizmente somente os ricos e aqueles que estavam no poder tinha direito a uma saúde descente, enquanto os pobres eram cuidados por mulheres cristãs que disponham a fazer caridade e as benzedeiras mas, a maioria não escapavam da morte devido a falta de acesso a saúde e medicamentos.
Em 1904 o governo impôs a vacinação contra a variola, pois o surto de epidemias estava diminuindo o número de imigrantes que vinham ao Brasil para investimento nas indústria, muitos se revoltaram, pois não sabiam o que estavam tomando, e eram tratados de forma violenta e autoritaria sem nenhum tipo informação, assim então ficaram com o medo, e organizaram a “A Revolta da Vacina”.
No ano de 1923 foi começado a obra do Centro de Saúde. Já em 1930 Getúlio Vargas entra no poder e anuncia uniformidade todos nas estruturas de saúde, mas em 1932 o TAPs só permitiam que os trabalhadores tivesse acesso a saúde e e aposentadoria, aqueles que contribuíam com parte do seu salário.
Em 1937, foi criado o SESP, feito pela saúde pública com objetivo de acabarem com os surtos e epidemias, gerando grande resultado na grande diminuição de índice de doenças e mortes.
Em 1945 o Brasil influenciados durante a guerra decidiu adotar o modelo de saúde dos EUA, um modelo baseado em grandes hospitais com quantidade grandes de equipamentos e especializações medicas. Neste ano também foi o criado o Ministério de saúde pública que veio como proposta o sistema de saúde pública para toda a população.
Em 1964 o programa de saúde começou a ficar sem verba e consequentemente outras prioridades foram deixadas de lado como o saneamento básico. O INPS passou a concentrar todas as contribuições do Brasil para gerar pensões, aposentadorias e assistências medicas aos trabalhadores do Brasil. Neste ano foi criado também hospitais particulares para beneficiarem a os trabalhadores inscritos na previdência social, onde os trabalhadores rurais passaram a ter também direito a essa providencia podendo também aposentar. Em 1978 houve um movimento popular de saúde, conquistado centro de saúdes.
Na década de 1980 houve a 8° Conferencia De Saúde, a criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Seus principais conceitos são: Universalidade, equidade e Integralidade. O SUS deu direito a todos uma saúde, desde ao pobre ao rico, servindo aquele que tinha carteira assinada e aquele também que não tinha. A assistência medica cobria consultas, exames e até transplantes. A criação do SUS foi um dos maiores passos na evolução da Saúde pública. Em cada cidade será feito um o conselho de saúde, onde terão os usuários, profissionais da saúde gestores com a responsabilidade de fiscalizar, debater e controlar e administrar todo o investimento feito pelo governo. Haviam também as conferencias onde os cidadãos e trabalhadores debatiam e analisavam para a aprovação de ideias e planos de saúde sugeridos pela população.
A constituição de 1988 foi marcante na história da saúde pública brasileira, trazendo benefícios que temos ainda hoje, tratando a saúde como direito de todos! Logo depois, o governo disponibilizou o atendimento domiciliar. Em 2006 o SUS passou a ser referência mundial, devido ao seu grande avanço político social em vigência no Brasil.
...