Resumo Processos de Enfermagem de Wanda Horta
Por: Emmily Fernandes • 1/10/2015 • Trabalho acadêmico • 778 Palavras (4 Páginas) • 7.764 Visualizações
Resumo do livro Processo de Enfermagem de Wanda Horta.
Na primeira parte o livro retrata sobre os tipos de seres existentes na enfermagem (são eles: O Ser-Enfermeiro, o ser-Cliente ou Paciente e o Ser-Enfermagem); indaga se a enfermagem é uma ciência colocando a definição de ciência, o que a caracteriza como tal, defende o porque da enfermagem ser considerada uma ciência e por fim fala sobre as bases que algo tem que ter para ser considerado ciência; relata que há quatro níveis de teorias, teoria I – isolamento de fatores, II – relacionamento de fatores, III – relacionamentos de situações (preditivas), IV – produtora de situações (prescritiva).
Sobre as teorias de enfermagem, fala sobre cada uma delas.
Teoria homeostásica: esta teoria fala que o paciente comunica a enfeira sobre seu estado e ela funciona como um monitor, no entanto há três níveis que ela pode atingir, servindo só como monitora, entendendo o que o paciente fala, sendo como comparadora do sistema, comparando o estado do paciente com o estado normal de uma pessoa e funcionando como reguladora, nesse nível ela ajuda o paciente na sua reabilitação.
Teoria holística: trata-se do homem como um todo, ou seja, tudo está conectado, todo o corpo é um sistema, o andar depende de outros sistemas, assim como o fala, tudo está conectado a um sistema complexo.
Teoria de Imogenes King: essa teoria é baseada no objetivo/meta, ou seja, no alcanço de objetivos de saúde de um paciente. Existe o sistema pessoal que compreende por indivíduo em um ambiente e o sistema interpessoal que é formado pelo agrupamento de indivíduos em díade, tríade e pequenos e grandes grupos.
Teoria sinergística: ela compara os cuidados da enfermagem com a ação de duas drogas, quando uma droga é administrada sozinha ela tem um efeito, mas quando ela é administrada com outra seu efeito já apresenta diferenças, assim é o cuidado da enfermagem.
Teoria da adaptação: nessa teoria a enfermagem serve de apoio na mudança de vida do ser humano que durante toda sua vida sofre com doenças, curas e doenças novamente, essa teoria acredita que a enfermagem ajuda esse paciente nesse período de mudanças.
Teoria de Martha Rogers: essa teoria do nível III, que parte do geral para o particular. Ela apresenta conceitos sobre o homem, aborda o desenvolvimento do sistema da enfermagem e que tem como principais valores a imaginação e a criatividade.
Teoria das necessidades humanas básicas: fala que a enfermagem é um serviço prestado ao ser humano, assim ter saúde é estar em equilíbrio dinâmico no com o tempo e o espaço e que a enfermagem é parte integrante da equipe de saúde, assim pode-se dizer que a enfermagem é a arte de assistir ao ser humano.
Na segunda parte do livro fala sobre os processos de enfermagem, que é a dinâmica das ações e a assistência prestada ao paciente. Divide o processo em 6 passos.
Histórico de enfermagem: aqui se coleta os dados do paciente, como identificação, problema apresentado.
Diagnostico de enfermagem: esse passo determina o tipo de atendimento que vai ser usado para com o paciente, determina o grau de atendimento.
Plano assistencial: é um plano sistematizado, no qual se planeja o que vai se fazer com o paciente.
...