Resumo Tendencias Pedagógicas
Por: Cintia Barbara • 19/3/2020 • Resenha • 330 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
NOME: Cintia Barbara de Souza
RA: 12105649
CURSO: Enfermagem- Noite
Resumo da taxonomia de Bloom
A taxonomia de Bloom foi criada em 1956 e o seu objetivo de ajudar no planejamento, organização e controle dos objetivos de aprendizagem.
Existem três domínios que são usados: o primeiro é o cognitivo ele é relacionado ao aprender e dominar um conhecimento, o segundo é o afetivo relacionado a sentimentos e posturas e o ultimo é psicomotor relacionado a habilidades físicas específicas, porém o mais utilizado e conhecido é o cognitivo. Muitos professores se apóiam nos planos teóricos desse domínio para definirem, em seus planejamentos educacionais, objetivos, estratégias e sistemas de avaliação.
A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de dificuldade do mais simples ao mais complexo e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior. Existem seis categorias usadas:
- Conhecimento: Associar a lembrança da matéria vista pelo o aluno como, por exemplo, utilizando-se uma prova.
- Compreensão: Capacidade da pessoa de traduzir o que foi aprendido de outra forma.
- Aplicação: Conseguir colocar o seu conhecimento em uma situação nova.
- Análise: Conseguir separar um conjunto de elementos em diferentes partes e que tenha relação entre eles.
- Avaliação: É avaliação do professor com o que o aluno aprendeu sobre os temas abordados.
Em 2001 ouve umas mudanças na taxonomia por alguns pesquisadores e as categorias cognitivas ficaram lembrar, entender, aplicar, analisar, sintetizar e criar, as antigas categorias foram melhoradas com o intuito de melhor estruturar os objetivos educacionais, ao mesmo tempo em que auxilia os educadores na melhor elaboração do planejamento e na escolha adequada de estratégias e tecnologias educacionais.
Na hora da aplicação da taxonomia você já precisa ter em mente o que deseja que as outras pessoas saibam decidindo que nível cognitivo que elas irão aprender, tendo em vista que pode ser usado dois ou mais desses níveis e sempre tendo em mente que o maior objetivo é que o aluno aprenda.
...