Secretária Adjunta de Saúde Municipal
Por: patricia____enf • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 15.682 Palavras (63 Páginas) • 299 Visualizações
[pic 1]
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAICÓ
Roberto Medeiros Germano
Prefeito
Oriel Segundo de Oliveira
Vice – Prefeito
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE
Francisco Galvão Freire Neto
Secretário Municipal de Saúde
Valmira Bezerra de Araújo
Secretária Adjunta de Saúde Municipal
Equipe de Elaboração
Fábio Henrique Pereira Saldanha
Enfermeiro- Subcoordenador de Saúde Mental
LaiannyKrízia Maia Pereira
Enfermeira-Coordenadora de Promoção à Saúde
Marcela Fernandes de Araújo Batista de Morais
Enfermeira – Coordenadora do SAE
Thayana Galvão de Araújo
Enfermeira – Diretora do PACS/ESF
Colaboradores
Ítalo Veríssimo da Silva
Farmacêutico
Diflávia Santana de Medeiros Assis
Subcoordenadora de Vigilância Sanitária/Epidemiológica
Mayse Costa de Lucena
Coordenadora de planejamento e controladora do sistema de saúde
Francirene Soares de Freitas
Coordenadora de Atenção Integral à Saúde
Antônio de Medeiros Pereira Filho
Coordenador de Saúde do Trabalho
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAICÓ/RN
CONSELHEIROS MEMBROS
Presidente:
Vice-Presidente:
NOME | CONDIÇÂO | ÓRGÃOS, ENTIDADES E INSTITUIÇÕES |
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
O Plano Municipal de Saúde tem por finalidade apresentar o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde para o quadriênio 2014-2017, estabelecendo linhas condutoras para as ações a serem realizadas neste período.
Suas diretrizes visam promover acesso às ações e serviços de saúde com qualidade e potencializar a capacidade resolutiva das instituições de saúde a partir da estruturação de redes de atenção, de forma apropriada para fortalecer o sistema e gerar um impacto positivo sobre o perfil de saúde da população.
O processo de construção deste Plano Municipal de Saúde compreendeu um momento de análise das necessidades de saúde, sendo considerados o perfil demográfico, epidemiológico e as condições de saúde da população.
Sua estrutura contempla desde a análise da situação de saúde do município até a formulação de diretrizes e metas, considerando como critérios de viabilidade operacional a lógica federativa do SUS, a importância da implementação do controle social e a compatibilização com o plano plurianual, na perspectiva de integração entre planejamento, orçamento eresultado de discussões técnicas sobre as prioridades e desafios relacionados ao setor saúde.
Nesse contexto, seu conteúdo reflete as necessidades de saúde da populaçãoem relação a promoção, proteção, recuperação e reabilitação em saúde, no âmbito da atenção, da vigilância em saúde e da assistência farmacêutica, como as necessidades epidemiológicas, assistenciais e sociais, explicitadas através de compromissos e prioridades do setor saúde, constituindo uma base para execução, monitoramento, auditoria, ouvidoria e avaliação da gestão do sistema.
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
1 ANÁLISE SITUACIONAL
- CARACTERIZAÇÃO DEMOGRÁFICA
- CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS
- PERFIL EPIDEMIOLÓGICO
- ANÁLISE DA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
- GESTÃO EM SAÚDE
- ANÁLISE SITUACIONAL
1.1 CARACTERIZAÇÃO DEMOGRÁFICA
Caicó é um município brasileiro pertencente ao estado do Rio Grande do Norte. Principal cidade da região do Seridó, região centro-sul do estado, distante 256 km da capital estadual, Natal. Seu território ocupa uma área de 1.228,574 km², o equivalente a 2,33% da superfície estadual, posicionando-o como o quinto município com maior extensão do Rio Grande do Norte.
O município encontra-se totalmente inserido nos domínios da bacia hidrográfica Piranhas-Açu, sendo banhado pelos rios Seridó, que nasce na Serra dos Cariris, na Paraíba, Rio Sabugi, que nasce na Serra dos Teixeiras, na Paraíba; e pelo Rio Barra Nova, que nasce na Serra do Equador, em Parelhas, no RN.
Ainda podemos encontrar uma concentração de pequenas lagoas e açudes de pequeno e grande porte, sendo os mais importantes o Açude Itans com capacidade para 81.750.000 m³ de água, a Barragem Passagem da Traíras com capacidade para 49.702.393,65 m³, Açude Mundo Novo da EMPARN, com capacidade para 3.000.000m³ e futuramente a Barragem da Oiticica com capacidade para 560.000.000,00 m³. Todos os cursos d'água encontrados no município são de natureza intermitente.
O clima de Caicó é semiárido, com estação chuvosa sujeita a regime irregular de chuvas. O município apresenta grande amplitude térmica, com média de 27,5°C, mínima de 18,0°C e máxima de 33,3°C. A umidade relativa do ar é de 59% e o tempo de insolação chega a 2 700 horas anuais. Nos anos de 2012 e 2013 vem enfrentando um período severo de estiagem.
...