TEORIA DE MARTA ROGERS
Por: alinegutmann • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 464 Palavras (2 Páginas) • 4.150 Visualizações
TEORIA DE MARTA ROGERS
Os modelos teóricos que influenciaram Marta Rogers foram a Teoria de sistemas e a teoria física: Eletrodinâmica.
O Papel da Enfermagem é definida como humanitária ciência e arte. Atividades destinadas a manutenção e promoção da saúde, prevenção das doenças e reabilitação dos doentes deficientes. Isto irá falar sobre a totalidade do homem, meio ambiente e de grupo.
O objetivo do modelo é procurar e promover uma interação harmoniosa entre o homem e o seu ambiente. Assim, os enfermeiros deveriam seguir este modelo de reforçar a sensibilização e da integridade dos seres humanos, e direcionar ou redirecionar o padrão de interação entre o homem e seu ambiente para o máximo de saúde potencial. Considera o homem como um todo unificado que tem a sua própria integridade e que manifesta características que são mais do que a soma das suas partes e várias delas para ser integrado em um meio ambiente unitário e unidirecional, Rogers diz que em respeito à saúde, os valores são definidos pela cultura, e por um estado de “harmonia” ou bem-estar.
É baseada na sua concepção de homem. O seu modelo teórico foi baseado em um conjunto de pressupostos que descrevem os processos vitais do homem, que se caracteriza por:
- Ser Unitário;
- Ser aberto;
- Ser unidirecional;
- Seus padrões e organização;
- Sentimentos;
- Pensar.
Para Rogers, o homem é um todo unificado em constante contato com um ambiente de matéria e energia, que é diferente de outros seres vivos por sua capacidade de mudar este ambiente e fazer opção que lhes permitam desenvolver seu potencial.
Segundo Rogers, a enfermagem é o estudo de campos humano e Ambiental, sendo dirigido à descrição dos processos de vida da humanidade, à explicação, à previsão da natureza e da direção de seu desenvolvimento. Arte e ciência humanística e humanitária dirigida para a descrição e explicação do ser humano em sua totalidade sinergética, e para o desenvolvimento de generalizações.
Considera que a identificação dos indivíduos e o reflexo de sua totalidade são padrões de vida que permitem a autorregulagem, o ritmo e o dinamismo, proporcionando unidade à diversidade e refletindo um universo criativo e dinâmico. A qualquer ponto do tempo, o indivíduo é a expressão da totalidade dos eventos presentes naquele determinado momento e é influenciado pelos eventos precedentes.
A teoria Rogers reforça o pressuposto de que o homem, ao contrário do que vemos ocorrer, seja visto pela enfermagem não como um homem-unitário e em torno desse conceito estabelece suas intervenções, mas que o homem seja visto como um processo de interação mútua do indivíduo com o ambiente e suas variáveis.
REFERÊNCIAS
Sítios da web:
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/25175/teoria-de-marta-rogers##ixzz3ViLXfmh4 (Acesso em 28/03/2015 às 15h37min);
http://enfermagem-sae.blogspot.com.br/2009/03/martha-rogers-teoria-do-modelo.html (Acesso em 28/03/2015 às 18h05min);
...