TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE CARL RANSOM ROGERS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 5

Conteúdo da Síntese: Objetivo, o Referencial Teórico e conclusão do artigo (para imprimir)   (50 pontos)

Síntese do artigo:

 “AS IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE CARL RANSOM ROGERS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS”.

 Edilson Morais e Silva

Jéssica Amaral Morais

Ierecê dos Santos Barbosa

Objetivo

Este artigo trata sobre a influência da teoria científica do psicólogo  e psicoterapeuta americano Carl Ransom Rogers na Educação em ciências. Nascido em 1902, em Oak Park Illinois numa família de preceitos religiosos e tradicionais teve uma  infância muito limitada, o que o incomodou e influenciou no seu interesse cientifico e criaçao de sua teoria. Tem uma visão humanista do mundo.

O autor chama atenção....A teoria de Rogers acredita na capacidade do aluno de conduzir seu próprio estudo em contraponto a condicçao vigente de aluno como mero receptor de informações. Em sua obra( 1959) explica  a respeito de como as pessoas podem construir e modificar o que pensam de si mesmas (autoconceito) de modo progressivo e natural.

O autor define 5 conceitos importantes. Campo fenomenal: Também conhecido como campo de experiência é composto pelas sensações, percepções, eventos que chegam a consciência quando neles é focalizado a atenção. Possui caráter individual podendo ou não corresponder a realidade objetiva(externa ao corpo), disponível a consciência. Self: Dentro do campo da experiencia esta o self, algo mutável, tratado por Rogers como uma amostra do contexto experiencial a ser observada para possíveis reorganizações. Self Ideal:   é o autoconceito desejado por um indivíduo, que também possui característica móvel e se reorganiza. O ser humano tem a necessidade de se tornar uma pessoa inteira, auto- realizada , assim insconcientemente  se aliena de si mesmo pensando para si o que é importante para os outros. Congruência: Congruência tem o significado de coerência, conveniência. Rogers, em Teoria Centrada nas Pessoas, descreve congruência como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência, espelhada na experiência do cliente.Incongruência: Tem o significado de falta de conformidade ou concordância. Para rogers, ela ocorre quando há diferenças entre a tomada de consciência, experiência e a comunicação desta pelo indivíduo,ou seja, ha inabilidade de perceber e incapacidade de comunicação precisa, caracteristico de pessoas ansiosas, tensas ou com confusão interna.

Rogers aborda a terapia centrada  no cliente,  a qual define como a busca nos sentimentos do mesmo,  a mobilização da força geradora de crescimento  da tendência para a realização onde a resposta para o conflito se encontra no próprio cliente ou aluno e basta apenas descobrir-se no diálogo e aceitação entre os pares. A principal contribuição deste tema abordado por Rogers para a  Educação é levar em consideração os sentimentos e expressões dos alunos, dar liberdade como caminho para se tornarem uma pessoa de verdade. Esses sentimentos  se manifestam em resoluções de problemas, possibilitando trabalhar no currículo a mediação por meio de jogos de papéis e conflitos simulados. Ele sustenta sobre  a confiança nos impulsos interiores e encoraja o fazer por si mesmo com o apoio de outro, ao invés de permitir que os outros decidam por ele. Relacionado a educação trata-se de  gerar autonomia no aluno, que deve perceber o impacto do processo de aprender  no seu dia a dia e  e doar-se  para si mesmo. Na teoria rogeriana a pessoa tem a chave para sua recuperaçãoe o terapeuta o ajuda a usá-la. No ambito  educacional o professor atua como mediador da geração da autonomia do aluno. Rogers se mostra contrario as imposiçoes do comportamento ao acreditar na capacidade de autoavaliação do aluno e na relação positiva e incondicional do professor em meio aos conflitos com alunos.

As ideias de Carl Rogers para a educação em Ciências, mas especificamente para a tecnologia na educação são reguladas  pela Lei nº. 9394/96 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional traz referências a respeito da tecnologia como domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna (art. 35), no qual estimula ao trabalho de pesquisa e a investigação científica visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia (art. 43). Assim , baseado nesta lei, percebe-se a importância da análise na relação entre educação e tecnologia levando a uma reflexão profunda sobre a mudança na relação professor-aluno tanto no comportamento como na compreensão de saberes. Rogers chama a atenção para um processo educacional através da afetividade dos sentimentos e da criatividade, onde o aluno é mais que eum receptor de conhecimentos,  ele deve se posicionar frente aos fatos e  à realidade interna e externa a si mesmo e buscar a aprendizagem significativa junto ao professor. Assim o professor não da respostas , mas faz com que o aluno busque-as conscientemente para si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com