Trabalho Apresentado À Disciplina Prevenção Controle Infecção Instituição De Saúde.]
Por: 433782 • 20/10/2023 • Trabalho acadêmico • 1.138 Palavras (5 Páginas) • 91 Visualizações
Universidade Paulista – Vergueiro
Carolina Carmo Silva – T851FE5
Caíque Rodrigues Ferreira da Silva – G83GJJ0
Giovanna Grecco Carneiro – T880DC4
Larissa Costa Cruz Teixeira – T613JB1
Maria Heloísa Duarte Mendes – T6AB1
Maria Fernanda Figuerêdo Rezende – T613HA9
APS – Tétano
São Paulo
2023
Carolina Carmo Silva – T851FE5
Caíque Rodrigues Ferreira da Silva – G83GJJ0
Giovanna Grecco Carneiro – T880DC4
Larissa Costa Cruz Teixeira – T613JB1
Maria Heloísa Duarte Mendes – T6AB1
Maria Fernanda Figuerêdo Rezende – T613HA9
Trabalho apresentado à disciplina prevenção controle infecção instituição de saúde.
Orientador: Profa. Dra. Ana
São Paulo
2023
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO...........................................................................
- OBJETIVOS...............................................................................
- METODOLOGIA........................................................................
- DESENVOLVIMENTO...............................................................
- CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................
REFERÊNCIAS...............................................................................
ANEXOS.........................................................................................
- INTRODUÇÃO
O Tétano acidental é uma infecção causada por bactéria (clostridium tetani) encontrada na natureza e não é contagiosa. A principal forma de prevenção é por meio da vacina pentavalente. A bactéria causadora do tétano acidental pode ser encontrada na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja, poeira. (Gov.com) Essa bactéria é amplamente encontrada na natureza sob a forma de esporo, sobretudo em água ou solo contaminados, materiais enferrujados etc. Não é contagiosa (não é transmitida entre humanos).
O tétano é uma doença de prevenção segura e fácil, embora continue a ser uma patologia frequente, com incidência variável nos diferentes países.
- 1. JUSTIFICATIVA
Por ser uma doença pouco falada, a maioria desconhece seus sintomas e formas de prevenções. Então, é de suma importância sabermos a necessidade de tomar a vacina pentavalente (2, 4 e 6 anos) e a vacina DTP (aos 15 meses e aos anos), pois com elas, é possível termos um ferimento simples ao invés de uma complexa contaminação.
- OBJETIVOS
Entre os principais sintomas de tétano, podemos destacar: rigidez muscular, tensão muscular, dificuldade para abrir a boca, espasmos musculares, febre, batimentos cardíacos acelerados, sudorese e
pressão alta.
Alguns fatores de riscos seriam: alta hospitalar precoce e acompanhamento deficiente do recém-nascido e da puérpera; hábitos culturais associados a cuidados inadequados de higiene com o coto umbilical e com o recém-nascido; baixos níveis de escolaridade, socioeconômicos ou de educação em saúde das mães.
O coeficiente de incidência apresentou uma variação de 0,16 em 2012 para 0,05 por 100.000 habitantes em 2022. No mesmo período, 81% dos casos concentram-se no grupo com faixa etária de 30 a 79 anos de idade
O esquema vacinal completo recomendado pelo Ministério da Saúde é de 3 doses administradas no primeiro ano de vida com reforços aos 15 meses e 4 anos de idade. A partir dessa idade, um reforço a cada dez anos após a última dose administrada.
- METODOLOGIA
A metodologia definida para execução deste projeto, inicialmente está sendo classificada como uma pesquisa científica qualitativa, que apresenta inicialmente como proposta, uma revisão bibliográfica e documental sobre o Tétano.
Esta metodologia foi escolhida com base no seu papel fundamental para mapear os principais autores, trabalhos e artigos já publicados sobre o tema deste projeto, seja em âmbito nacional ou internacional.
A fundamentação teórica obtida com essa pesquisa bibliográfica possui um caráter exploratório acerca do tema e irá direcionar as linhas de pesquisa e coletas de dados que são necessários para analisar e levantar aspectos que venham a corroborar ou defrontar as hipóteses levantas no projeto.
A análise de dados será de caráter qualitativo, o que poderá mostrar um resultado mais próximo dos objetivos estabelecidos. Será utilizado, conjuntamente com o levantamento bibliográfico, questionários e explicativo para facilitar a compreensão da real necessidade da população afetada e de que forma poderão ser direcionados os workshops.
Será realizada também uma pesquisa etnográfica, o que permitirá maior aproximação com a população envolvida no tema do projeto, permitindo uma conclusão melhor direcionada e especifica.
4. DESENVOLVIMENTO
O que é tétano?
É uma doença infecciosa grave. A causa do tétano vem de uma toxina (chamada de neurotoxina tetanospasmina), produzida por uma bactéria CLOSTRIDIUM TETANI, que ataca o sistema nervoso central do ser contaminado, bloqueando a liberação de transmissores inibitórios do relaxamento muscular. (dasa.com.br)
Normalmente, a bactéria que causa o tétano está presente nas fezes de animais e nas dos seres humanos, nas plantas e em objetos, que podem contaminar pessoas que apresentam lesões na pele, como feridas e cortes. Esta forma de tétano é chamada de tétano acidental. (dasa.com.br)
Transmissão do tétano
O tétano não é contagiosa. A transmissão acontece de duas maneiras:
Tétano acidental: acontece por meio contaminação de ferimentos e lesões na pele pelo Clostridium tetani.
Tétano neonatal: o bebê é contaminado quando há uma manipulação inadequada do cordão umbilical, seja na hora do parto, seja nos seus primeiros dias de vida. (gov.br)
...