Trabalho apresentado a Faculdades Integradas Aparício Carvalho
Por: Dayana Luz • 14/11/2022 • Trabalho acadêmico • 676 Palavras (3 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO FIMCA VILHENA — NÚCLEO DE SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
CAMILA SANTOS CARVALHO
RELATÓRIO DE ENFERMAGEM
VILHENA/RO 2022
CAMILA SANTOS CARVALHO
Relatório de enfermagem
Trabalho apresentado a Faculdades Integradas Aparício Carvalho — FIMCA — Vilhena/RO, como pré-requisito para aquisição do título de Bacharel em Enfermagem no 5.º período.
Prof.: Andrea de Souza do Norte.
VILHENA — RO 2022
No dia 30 de maio de 2022, tivemos aula prática na sala de semiologia e semiotecnia, da aula da saúde do recém-nascido para realizar reanimação neonatal e gasometria arterial. O objetivo da reanimação é fornecer oxigênio e remover o dióxido de carbono através de ventilação com pressão positiva, promover circulação do sangue oxigenado, evitando lesão irreversível do sistema nervoso central e
restabelecendo os batimentos cardíacos. Avaliação da respiração, frequência
cardíaca e cor: A frequência cardíaca é o principal parâmetro que determina a indicação da manobra de reanimação. Ritmo respiratório irregular; tônus muscular estiver flácido; FC <100bpm.
Os procedimentos de enfermagem são:
- Lavar as mãos;
- Colocar o recém-nascido em decúbito dorsal com um coxim na região subescapular;
- Instalar quando prescrito, monitor cardíaco caso o RN ainda não esteja sendo monitorado, oxímetro de pulso e observar o padrão respiratório;
- Efetuar estímulos táteis;
- Aspirar o conteúdo gástrico e retirar a sonda se necessário, verificando o seu posicionamento;
Massagem cardíaca
- A massagem cardíaca só é indicada se, após 30 segundos de VPP com técnica adequada, a FC estiver < 60 bpm. Como a massagem cardíaca diminui a eficácia da ventilação e a última é a ação mais efetiva na reanimação neonatal.
- As compressões só devem ser iniciadas quando a expansão e a ventilação pulmonares estiverem bem estabelecidas.
Local de Compressão:
- Terço inferior do esterno.
- A técnica preferida é a dos 2 polegares.
- A ventilação e a massagem cardíaca são realizadas sincronizadamente mantendo-se uma relação de 3:1 (3 compressões / um movimento ventilatório)
- Com o ritmo “1 e 2 e 3 ventila e 1…” (os números 1, 2, 3 se referem, aos movimentos de massagem).
- Deve-se aplicar a massagem cardíaca coordenada com ventilação por 60 segundos, antes de reavaliar a FC;
- Deve-se monitorizar a eficácia da massagem com a palpação do pulso do cordão umbilical.
- A melhora é considerada quando, após a VPP acompanhada de massagem cardíaca por 60 segundos, o RN apresenta FC >60 bpm. Agora, interrompe-se apenas a massagem.
- Caso o paciente apresente respirações espontâneas regulares e a FC atinja valores >100 bpm, a ventilação pode ser suspensa.
A gasometria consiste na leitura do pH e das pressões parciais de O₂ e CO₂ em uma amostra de sangue. A leitura é obtida pela comparação desses parâmetros na amostra com os padrões internos do gasômetro. Essa amostra pode ser de sangue arterial ou venoso, porém é importante saber qual a amostra para uma interpretação correta dos resultados. Obviamente, quando se está interessado em uma avaliação da (desempenho) pulmonar, deve ser sempre obtido sangue arterial, pois esta amostra informará a respeito da hematose e permitirá o cálculo do conteúdo de oxigênio que está sendo oferecido aos tecidos. No entanto, se o objetivo for avaliar apenas a parte metabólica, isso pode ser feito através de uma gasometria venosa.
...