Trabalho da disciplina, Diretrizes Estratégicas Mercadológicas em Saúde
Por: Dayantonelli • 14/8/2017 • Resenha • 759 Palavras (4 Páginas) • 569 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
Fichamento de Estudo de Caso
Dayane Antonelli Chagas
Trabalho da disciplina,
Diretrizes Estratégicas Mercadológicas em Saúde
Goianá
2017
Estudo de Caso :
DentalCorp.
O trabalho trata de empresa DentalCorp fundado em 1989 pelo dentista Luis Chicani, formado em odontologia pela USP e administração pela FGV, e visava a oferta de planos odontológicos de qualidade, porém com custo mais baixo.
“Apesar de chegar à beira da falência e, 1996, em 1998 Chicani conseguiu fechar seu consultório dentário e dedicar-se em tempo integral à DentalCorp. Em 2002, a empresa foi procurada pela Endeavor Brazil, ou instituto Empreender Endeavor, organização sem fins lucrativos dedicada a fomentar a cultura empreendedora em mercados emergentes. Essa organização escolheu Chicani como um de seus “empreendedores Endeavor”, qualificados para receber assessoria em estratégica, finanças e contatos. Com a ajuda da Endeavor a DentalCorp iniciou um reorganização total, avaliando seus planos de negócios de longo prazo, desenvolvendo planos de carreira e implementando os procedimentos do balanced scorecard e melhores práticas de governança coorporativa”. (pág 1).
Chicani criou um seguro odontológico no Brasil, esse seguro era divido em modalidades, empresarial e individual. Ele focou o seu empreendimento nos planos empresariais que geralmente tinham menos inadimplência e também ajudaria no marketing da empresa.
“Embora a DentalCorp tivesse se tornado bem conhecida – e muito analisada no setor – por sua estratégia inovadora e seu crescimento, continuava não obtendo lucros significativos.’Estávamos em uma fase onde muitos pontos fracos surgiam à nossa frente, sem respostas claras. Por um lado começamos a ser conhecidos como uma organização ágil, de baixo custo, com umaboa rede de profissionais, ampla cobertura geográfica e ltopadrão de qualidade, por outro lado, notava-se a falta de uma equipe profissional de gestão, a falta de controles adequados, a necessidade de ampliar a rede de parcerias e, principalmente, a importância de ter acesso a novas fontes de capital. Eu não tinha tamanho nem organização suficiente para adquirir outras empresas, nem era atraente o bastante para que alguma outra empresa desejasse adquirir a minha’.”. (pág 9).
A diferença da empresa de Chicani era seus produtos e vendedores, metade era da própria empresa e na maioria composto por mulheres entre 30 e 40 anos de idade, sendo exclusivas e ganhando comissão por venda efetuada.
“Sob orientação da Endeavor, Chicani avançou rapidamente e passou a implementar mudanças na DentalCorp. Em 2003 foi introduzida uma Diretoria Consultiva, e os membros da família Chicani deixaram seus cargos executivos. A Bonagura, outra empresa selecionada como Empreendedor Endeavor, foi contratada como consultora para desenvolver as relações internas da DentalCorp”. “E o melhor – Luís de Campos Salles, CEO da Itaú Seguros, uma das maiores seguradoras do Brasil, tournou-se mentor de Chicani, no contexto do programa de aconselhamento Endeavor”. (pág 11).
...