Trabalho Sobre Diretrizes Curriculares Nacionais
Trabalho Escolar: Trabalho Sobre Diretrizes Curriculares Nacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 92923456 • 17/3/2015 • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 1.790 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL I
Rio Verde
2014
Produção Textual Interdisciplinar I
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Pedagogia.
Prof. Edilaine Vagula, Rosely Montagnini, Raquel Ferronato, Laura Célia Cabral Sant’Ana Cabral Cava.
Rio Verde-Goiás
2014
Introdução
Entende-se que DCN (Diretrizes Curriculares nacionais) é um documento importante que elabora e ajuda o trabalho do professor. Este documento foi proposto pelo Ministério da Educação e Secretaria de Educação Básica em 2009.
Dessa forma o docente que atua com crianças menores ou Educação Infantil, pedagogo, precisa conhecer com veracidade o assunto tratado nessas DCNs. E mais, a maneira de como intervir junto á criança não é como antes, olhar seus filhos enquanto seus pais trabalham, isto numa creche sem fundamento estruturado. É direito da criança participar de tudo que a instituição infantil oferecer, de forma gratuita e com qualidade.
Com a proposta do portfólio individual que os professores da Unopar (Universidade Norte do Paraná) do quarto semestre propôs para os acadêmicos, abrirá um leque para o desnvolvimento docente. Essas DCNs não ensina nada, apenas dá o camiho que norteia a Educação Infantil.
Em andamento, esse portfólio é um estudo baseado em objetivos entre eles conhecer os conceitos básicos propostos nas diretrizes curriculares nacionais. Ainda será relacionado as DCNs as disciplinas do quarto semestre, trabalhando a interdisciplinaridade como um todo. Em conseguinte, uma síntese do tema que os professores propuseram.
Por isso, se o acadêmico atentar a essas informações aprenderá bem mais sobre o assunto, podendo exercer sua prática pedagógica sem dúvidas do que trablhar com os pequenos quando entram pequeninos numa instituição infantil.
1 DESENVOLVIMENTO
Na proposta metodológica de que o professor era transmissor do conhecimento e o aluno aquele que deve considerar tudo sem a mínima preocupação é tabu hoje, uma vez que não dá para ensinar sem conhecer o limite do estudante apenas.
No entanto, se o papel do professor é ensinar e do aluno entender e desenvolver-se, os DCNs vêm abrir o caminho com uma nova proposta educacional tendo a criança não como adulto em miniatura mas como criança.
Afirmado é que as DCNs são importantes. A maneira como trabalhar na Educação Infantil é o foco desse documento.
As Diretrizes Curriculares Nacionais ainda articulam-se as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, orientando as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de educação Infantil.
O atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da educação Infantil como deve ser o Estado com a educação. Em especial, têm se mostrado como prioritárias as discussões de como orientar o trabalho junto as crianças de três anos em creches e como assegurar práticas junto as crianças de quatro anos em diante.
Dentre os objetivos colocados nas DCNs, encara-se todos como importantes, no entanto esta norma estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, orientando as políticas públicas entre outras. A legislação estadual e municipal deve ser observadas ligadas ao respectivo sistema.
Como a criança é um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, que constrói sua identidade coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e sociedade, produzindo cultura.
O currículo articula as experiências e os saberes da criança com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico e ambiental, científico e tecnológico, de modo que possa promover o desenvolvimento integral
...