Transtorno Espectro Autista e a dinâmica familiar
Por: luhviana • 28/6/2019 • Trabalho acadêmico • 308 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
Transtorno do Espectro Autista e a Dinâmica familiar.
Athos pinheiro santos¹, Karolline Quintino Vieira¹, Luiza de Oliveira Viana¹, Paulina Cabral Lopes¹.
luhoviana@gmail.com, Paulinacabrall@outlook.com
¹Alunos do Curso Bacharel em Enfermagem.
²Orientador: Ana Paula Fernandes
Graduação: Mestrado em GESTÃO INTEGRADA DO TERRITÓRIO (Conceito CAPES 3).
Universidade Vale do Rio Doce, UNIVALE, Brasil.
Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 420h).
Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd, ISECUB, Brasil.
Graduação em andamento em Licenciatura em Computação.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Graduação em Letras.
Universidade Vale do Rio Doce, UNIVALE, Brasil.
Introdução: Calcula-se que no mundo existam dois milhões de portadores de Transtorno do Espectro Autista. É importante a participação e a dedicação da família para o desenvolvimento destas pessoas com TEA, driblando a falta de recursos financeiros para pagar tratamentos e ignorância sobre o assunto. Objetivo: Englobar dinâmica familiar diante das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: A realização do trabalho foi baseada em leitura de livros e artigos dos últimos cinco anos, com intuito de avaliar os desafios enfrentados pelos pais dos autistas. Resultados: O estudo apresentou mudanças significativas após o diagnóstico de TEA, bem como sentimentos negativos da família. Alterações de suas rotinas, abrir mão do trabalho, intensa dedicação aos cuidados prestados, à restrição ao lar, o impacto financeiro e a dificuldade na busca de escola e associações de apoio. Considerações finais: O entendimento do transtorno, a mobilização familiar, a readequação de hábitos e rotina e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento são fundamentais para o bom desenvolvimento de pessoa com Transtorno Espectro Autista.
Palavras-chaves: autismo, sociedade, dificuldades, obstáculos, conhecimento.
___________________
Referências:
¹OLIVEIRA, Eliany Nazare et al. A DINÂMICA FAMILIAR DIANTE DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista pesquisa saúde, [S. l.], p. 151-156, 7 dez. 2017. Disponível em: https://referenciabibliografica.net/a/pt-br/ref/abnt. Acesso em: 13 jun. 2019.
²BITTENCOURT, Claudia. O que é autismo? ANA-SUS, 22 abr. 2015. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/o-que-e-autismo-0. Acesso em: 13 jun. 2019
...