ULCERA POR PRESSÃO
Por: JeffersonAdm2 • 10/6/2016 • Monografia • 2.382 Palavras (10 Páginas) • 1.111 Visualizações
CPSA – CENTRO PROFISSIONALIZANTE SIMONE ARAÚJO
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
JEFFERSON AIRES DO NASCIMENTO
[pic 1]
ALTERNATIVAS PARA O TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO
PORTO VELHO-RO
2012
JEFFERSON AIRES DO NASCIMENTO
ALTERNATIVAS PARA O TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito final para obtenção do Diploma de Técnico em Enfermagem, pelo Centro Profissionalizante Simone Araújo.
Orientadora: Ariádinis Fernandes.
Porto Velho - RO
2012
Dedico esse meu TCC a minha tia Regina Silva Nascimento que durante todo esse período do curso não me deixou desistir de realizar meu sonho, sempre esteve ali presente para me estender a mão quando eu precisasse. Durante todo esse período me deu a maior força pra continuar batalhando pelos meus objetivos.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus por ter me ajudado em todos os momentos que passei para conseguir alcançar meus objetivos. Agradeço a minha família por estar sempre perto para o que é necessário, agradeço à minha tia Regina que é uma recém-formada no mesmo grupo profissional e aos professores que com muito esforço nos passam o que precisamos saber sobre o profissionalismo e principalmente o cuidado de enfermagem com os pacientes.
A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser.
(Sócrates)
RESUMO
Úlcera por pressão pode ser definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sanguínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Também é conhecida como úlcera de decúbito, escara ou escara de decúbito. O termo escara deve ser utilizado quando se tem uma parte necrótica ou crosta preta na lesão. São vários os fatores que podem aumentar o risco para o desenvolvimento da úlcera por pressão. As úlceras por pressão podem ser classificadas em 4 estágios: estágio 1, estágio 2, estágio 3 e estágio 4. Pacientes acamados que são ou foram fumantes, diabéticos, pacientes com incontinência fecal e urinária (uso de fraldas), desnutridos, idosos, pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade, com problemas de circulação arterial correm mais risco de adquirir úlcera por pressão. Manter alguns cuidados com a pele do paciente é fundamental. A atuação fundamental é no alívio da pressão da pele, nas áreas de maior risco, ou onde se tem ossos mais proeminentes. Alguns cuidados são bem importantes, e podem ser realizados desde os primeiros momentos que o paciente ficou acamado, seja em casa ou no hospital.
Palavras- chaves: Pele, pressão, úlcera.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
UPP Úlcera por pressão
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..............................................................................................................11 |
1.OBJETIVOS...............................................................................................................12 |
1.1 OBJETIVO GERAL..................................................................................................12 |
1.2 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS....................................................................................12 |
2. REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................13 |
2.1 ANATOMIA DA PELE..............................................................................................13 |
2.8 CUIDADOS DE ENFERMAGEM..............................................................................21 |
3. METODOLOGIA........................................................................................................22 |
3.1 TIPO DE PESQUISA...............................................................................................22 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................23 |
REFERÊNCIAS.............................................................................................................24 |
INTRODUÇÃO
Úlceras por pressão são lesões na pele ocasionadas pelo atrito de um tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura.
A pele precisa de uma irrigação sanguínea que leva o oxigênio a todas as suas camadas, com o interrompimento dessa irrigação por mais de 2 horas a pele morre e começa a aparecer vermelhidão resultante da pressão aplicada a pele. Por conseguinte se não for tratado a formação da úlcera por pressão vai se avançando para os demais 3 estágios onde o ápice é a formação de crostas na pele e tecido necrosado.
Os sintomas gerais são dor e comichão, nas pessoas com a sensibilidade afetada pode desenvolver-se ulceras mais profundas se que se note dor.
Quando há o rompimento da pele, a infecção converte-se num problema. A infecção retarda a cura das úlceras superficiais e pode constituir uma ameaça mortal nas úlceras mais profundas.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Mostrar as alternativas para o tratamento de úlcera por pressão, com o intuito de que as pessoas aprendam maneiras eficazes para prevenir as úlceras por pressão, assim evitando complicações futuras na pele das pessoas acamadas.
...