A ATENÇÃO FARMACÊUTICA E ESTÉTICA
Por: Natália Falcão • 23/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 682 Palavras (3 Páginas) • 400 Visualizações
ATENÇÃO FARMACÊUTICA E ESTÉTICA.
A procura pela beleza sempre impulsionou a busca por procedimentos que melhore a aparência do indivíduo. Padrões de beleza estão em constante mudanças que se resultaram em uma procura manente pela aprovação social por meios de procedimentos estéticos e uso de produtos químicos complementares. Contudo nos últimos tempos, a saúde também virou uma procura concomitante com a estética.
A definição de saúde dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) não é apenas como a ausência de doença, mas como o estado de perfeito bem-estar mental, social e também físico. Logo, seguindo essa definição, a auto estima também engloba-se como um estado de saúde do indivíduo. Segundo Godoy, Rodrigues, Freitas e Oliveira (2016), os procedimentos estéticos associados ao uso de produtos químicos e específicos equipamentos, contribuem para estes objetivos, já eles podem melhorar significativamente a qualidade de vida, o bem-estar psicológico e o envolvimento social.
Dentro desse conceito, o farmacêutico como profissional da saúde, mostra-se amplamente habilitado com total competência para atuação na Saúde Estética sob o manto científico, ético e legal que conduzem seu exercício, assim como o próprio Art. 1 da Resolução Nº 573 22 de maio de 2013 que atribui ao farmacêutico a estética como sua área de atuação.
Como descrito por Becker, o farmacêutico esteta contém inúmeros diferenciais comparando a outros profissionais atuantes dessa área, os conhecimentos obtidos na graduação (bioquímica, fisiologia e bromatologia, por exemplo) servem como um respaldo que resultará em uma diferenciada atuação na área, especialmente a propriedade nos assuntos de orientações cosméticas e de produtos nutracêutico, uma vez que , anamnese e o aconselhamento de apropriados produtos estéticos e ainda, a forma de preparar e administrar produtos com finalidade estética e os famigerados MIP, Medicamentos Isentos de Prescrição dada pela Instrução Normativa n 11 de 2016, para tratar algumas patologias de pele.
O profissional pode ainda, exercer um papel de extrema importância fazendo a associação do trabalho estético com farmacêutico, podendo promover o uso racional de medicamentos e o acompanhamento farmacoterapeutico analisando possíveis interações com o tratamento estético e medicamentoso. (BECKER) De modo geral, praticar a atenção farmacêutica dentro da estética.
Atenção Farmacêutica é a ligação direta entre o paciente e o farmacêutico, fazendo o controle do uso de medicações com os interesses do próprio paciente. Esse processo de Atenção Farmacêutica segue a uma sequência de método clínico, que incluirá desde a coleta de dados, identificação de problemas, implantação de um plano de cuidado e seguimento do paciente. (DANTAS, 2016). A junção da Atenção Farmacêutica à saúde estética resulta ótimos resultados, pois assim, farmacêuticos podem usar das práticas daquele sistema para realização do acompanhamento, orientando e adequando o melhor procedimento estético para cada paciente (VALENTINI; MADALOZZO, 2005), buscando compreender sintomas e sinais, com a experiência de atendimento tratando, cuidando e escutando. (LIMA, 2017)
Por fim, a atenção farmacêutica deve ser tratada como um fator importante para a área estética uma vez que o sucesso nessa terapia provém da entrega de produtos e tratamentos de excelência, além do foco na qualidade de vida do paciente que consequentemente afetará fatores como a auto estima. (LIMA, 2017)
- GODOY, I. G.; et al.. A Atuação do farmacêutico na saúde estética. 2016. Disponível em: <>. Acesso em 07 de setembro de 2019.
- BECKER, Guilherme. Assistência Farmacêutica em Estética.2012. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/veterinaria/assistencia-farmaceutica-em-estetica/18905>. Acesso em 07 set. de 2019.
- CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no exercício da saúde estética e da responsabilidade técnica por estabelecimentos que executam atividades afins. Resolução n. 573 de 08 set. de 2019.
- ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Instrução normativa – IN nº 11, de 29 de setembro de 2016. Disponível em:< www.anvisa.gov.br/legis> Acessado em: 08 set. de 2019.
- VALENTINI, Ângela Cristina; MADALOZZO, Josiane CB. Atenção farmacêutica para pacientes portadores de doenças crônicas. Infarma-Ciências Farmacêuticas, v. 17, n. 7/9, p. 72-74, 2005. Disponível em: < http://revistas.cff.org.br/infarma/article/view/264>. Acesso em: 08 Set. de 2019.
- DANTAS, T. A. Atenção Farmacêutica. 2016. Disponível em: <https://www.eurofarma.com.br/wp-content/uploads/2016/12/atencao-farmaceutica.pdf>. Acesso em 10 Set. 2019
- LIMA, J. L. Recursos Terapêuticos Utilizados pelo Farmacêutico na Saúde Estética. 2017. Disponível em: < http://repositorio.faema.edu.br:8000/handle/123456789/1241>. Acesso em 07, 08 e 09 de set. 2019.
...