TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FACULDADE CIENCIAS DA VIDA

Por:   •  2/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE CIENCIAS DA VIDA – FCV

ANE CAROLINA PEREIRA SILVA

ARIANE SANTIAGO PEREIRA

GILCINÉIA

POLIANA BARBOSA RESENDE

X

X

X

X

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 1:

 AMOSTRAGEM

SETE LAGOAS

2022

ANE CAROLINA PEREIRA SILVA

ARIANE SANTIAGO PEREIRA

GILCINÉIA

POLIANA BARBOSA RESENDE

X

X

X

X

X

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 1:

 AMOSTRAGEM

Relatório de Aula Prática apresentado a Disciplina de Bromatologia do curso de Farmácia e de Nutrição da Faculdade Ciências da Vida, sob orientação da Docente Laura Ciribelli.

SETE LAGOAS

2022

INTRODUÇÃO

O processo de amostragem envolve a remoção de uma quantidade modulada de material, do todo a ser amostrado para compor a amostra principal ou inteira para que seja representativa de toda a amostra. A amostra bruta é então submetida a uma série de etapas de preparação, incluindo trituração, homogenização e quarteamento, até que uma amostra final de massa e tamanho de partículas suficientes seja obtida para teste (químicos, físicos, mineralógicos, etc.) (DA LUZ; DE GOES; POSSA, 2010).

Ressalta-se que a referida representatividade é valida para características de interesse definidas a priori (densidade, teor, umidade, distribuição granulométrica, composição mineral, etc.). Além disso, deve-se tomar cuidado para não perder essa representatividade ao preparar amostras primarias. Portanto, a amostragem é um processo de seleção e raciocínio, pois a partir do conhecimento de uma parte, tenta-se tirar conclusões sobre o todo (DA LUZ; DE GOES; POSSA, 2010).  

A diferença entre o valor de uma determinada característica de interesse no lote e o valor estimado dessa característica na amostra é chamada de erro de amostragem. Ressalta-se a importância da amostragem, principalmente quando entram em jogo a avaliação de depósitos, o controle do processo e a comercialização do produto (DA LUZ; DE GOES; POSSA, 2010).

 Portanto a amostragem inadequada pode levar a perdas ou distorções significativas dos resultados, com consequências técnicas imprevistas. A amostragem é, sem dúvida, uma das operações mais complexas e propensas a erros da indústria de mineração e metalurgia (DA LUZ; DE GOES; POSSA, 2010).

O arroz é um cereal de extrema importância para segurança alimentar, sendo a principal fonte de carboidratos e energia para diferentes populações (CHAUHAN; JABRAN & MAHAJANM, 2017). Apenas uma pequena quantidade de arroz é consumida como ingrediente em produtos processados, sendo seu maior consumo na forma de grão. O arroz é uma excelente fonte de energia, devido à alta concentração de amido, fornecendo também proteínas, vitaminas e minerais, e possui baixo teor de lipídios. O arroz polido por sua vez, é obtido pela remoção do farelo e do gérmen, e possui em torno de 13% de umidade, 78,8% de carboidratos, 7% de proteínas, 1,6% de fibra alimentar, 0,5% de cinzas e 0,3% de lipídios. (EIFERT, 2009)

A colheita do arroz é realizada por meio de colheitadeiras que realizam a remoção da casca dos grãos, sendo essa a primeira etapa do beneficiamento. As etapas de pré-limpeza, secagem e armazenamento são importantes para a manutenção da qualidade dos grãos e prevenção de infestação por insetos e desenvolvimento de fungos filamentosos (EIFERT, 2009).

A qualidade física e fisiológica da semente de arroz depende da cultivar, estádio de maturação, conteúdo de umidade e danos mecânicos (impactos, abrasões extensões) que podem ocorrer durante a colheita, secagem, beneficiamento e mesmo durante o armazenamento. ( SMIRDELE et al.,2011)

Colher na época certa é de fundamental importância para se obter produto de melhor qualidade e com maior rendimento. A colheita antecipada, com umidade elevada, aumenta a proporção de sementes malformadas e gessadas. O arroz colhido tardiamente, com umidade abaixo de 18% (MARCHEZAN et al., 1993), afeta a produtividade pela degrana natural, ocorrendo o trincamento dos grãos e a redução do rendimento de sementes inteiras no beneficiamento.

Para Smiderle et al. (2008), sementes colhidas aos 57 dias após o florescimento apresentaram perda de qualidade no armazenamento. Sementes completamente gessadas são normalmente imaturas devido a colheita precoce e, consequentemente, mais frágeis (CASTRO et al., 1999) podendo variar em função da cultivar, ambiente e dos processos de pós-colheita realizados (JULIANO; DUFF,1991). Ojayi e Clark (1997) afirmaram que a magnitude do dano causado durante o processamento, depende das propriedades físicas e mecânicas das sementes. O estádio de maturação também influencia a viabilidade e a vigor das sementes de arroz para fins de semeadura.

OBJETIVO

Realizar etapas de amostragem partindo da amostra bruta sólida de arroz, a fim de reduzi-la para amostra laboratorial através da técnica de quarteamento.

MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais

  • 1 balança semi analítica;
  • 1 pacote de 1Kg de arroz branco;
  • 1 espátula;
  • 1 bacia quadrada de plástico ou outro material plástico inerte higienizado e de superfície plana;
  • 1 embalagem plástica;
  • Pincel para identificação da amostra.

Método

Etapa em que ocorre a redução da amostra bruta a um tamanho adequado ao trabalho de laboratório.

  • Realizado o quarteamento, com auxilio de uma espátula a amostra sobre uma folha grande de papel filtro, material inerte previamente higienizado de superfície plana;
  • Misturado bem a amostra formando um retângulo ou quadrado;
  • Separado em quatro partes, formando uma cruz;
  • Devolvido dois segmentos opostos para o pacote original;
  • Misturado, as outras duas partes e repetido o processo, se necessário, até a obtenção da quantidade aproximada calculada igual à do item anterior;
  • Acondicionada o material em embalagem plásticas, retirado o máximo de ar possível do seu interior
  • Identificou -se a amostra adequadamente (lote e data de validade do produto originam, os nomes do nosso grupo que foi responsável pela amostragem e data de preparo da amostra).

A quantidade total de amostra a ser recolhida ao final da homogeneização foi suficiente para realizar de cinco análise bromatológicas diferentes sendo assim cada uma foi triplicada, aproximadamente 10,0 g de amostra por replicada com o seguinte cálculo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com