A Tecnologia dos Alimentos
Por: Ellayne Ribeiro • 10/11/2021 • Trabalho acadêmico • 390 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
CONTEXTUALIZADA
Ellayne Ribeiro Paes
20011745
Farmácia
Os tipos de conservação de alimentos mais encontradas consistir no armazenamento mais adequado em estoque seco, refrigeradores, freezers e câmaras frigoríficas, liofilização, pasteurização, uso de aditivos alimentares, cura, secagem, enlatamento e branqueamento. A definição do método mais adequado vai precisar de especificamente: natureza do alimento se é líquido, sólido ou pastoso; período de tempo a conservar; custo do processo; os agentes de deterioração envolvidos.
A Cura é um método de adição de sal, normalmente nitrito de sódio, como a salga da carne e os embutidos como a salsicha. O método de desidratação é utilizado para conservar as frutas e vegetais, através da eliminação da água presente no alimento, com menos água, há redução da deterioração por microrganismos.
No café se usa o método de liofilização, a medida em que a temperatura aumenta, gradativamente, há redução na pressão ao redor, permitindo que a agua congelada no material passe de fase solida para a fase gasosa sem passar pela fase liquida. Isso ocorre pela baixa pressão a qual o alimento é submetido.
A pasteurização procede em um processo térmico, relativamente lento, no qual o alimento é aquecido a temperaturas inferiores a 100°C, com a finalidade de eliminar parcialmente as formas vegetativas dos micro-organismos presentes nos alimentos que sejam patogênicos. Já a esterilização é um procedimento térmico de maior intensidade, temperaturas acima de 1000 °C, do que a pasteurização, e tende à completa eliminação dos esporos dos micro-organismos patogênicos e daqueles deterioradores com chance de crescer nas condições de estocagem do produto. Esses métodos utilizados no leite da vaca.
Os alimentos fermentados são elevadamente colonizados por bactérias e leveduras, conforme cada produto específico. Esses micro-organismos impedem a multiplicação de patógenos, por meio da disputa por nutrientes e da produção de metabólitos antimicrobianos, com base de substratos presentes no alimento, tais como a cerveja e o iogurte.
A conservação dos alimentos objetiva o controle desses processos naturais de deterioração, a fim de mantê-los com alta qualidade, seguros e de valor nutritivos válidos, com uma vida de prateleira maior do que o alimento teria se fosse deixado em condições ambiente. (CAMPBELL-PLATT, 2015, P. 243).
Referências:
VASCONCELOS, Margarida Angélica da Silva; FILHO, Artur Bibiano de Melo. Métodos gerais de conservação de alimentos. In: CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS. [S. l.: s. n.], 2010. p. 23-95.
TECNOLOGIAS de conservação aplicadas à segurança de alimentos. Oppas, [s. l.], p. 5 - 79, 2019.
...