A reflexão da ética
Por: Rafael Rezende • 28/9/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.518 Palavras (7 Páginas) • 384 Visualizações
Deonto aula 1
*Aconselho a estudar lendo os slides pq algumas coisas sobre filosofia e bla bla bla eu não coloquei.
A reflexão ética é a conjectura da importância moral que a sua ação terá qdo ela impacta na sociedade. A gente precisa pensar antes de agir e medir as consequências das suas ações. A moral é a conduta propriamente dita já pactuada dentro de uma sociedade especifica. Algumas coisas que são aceitas aqui não são aceitas no oriente por exemplo. Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pensamento humano. A ética é a reflexão moral, mas é individual pq pertence a cada um. A ética é a abstrata, é uma reflexão, uma conjectura enquanto que a moral é a ação propriamente dita e que esta estabelecida dentro de um condigo de moralidade. Pq a ética é importante se ela é abstrata e é uma reflexão? O homem deve satisfação a sociedade em que vive mas isso precisa ser espontâneo e natural mas sem esperar que seja recompensado por isso. E qdo fizemos algo ruim temos que ver o impacto disso na sociedade e assumir o que fez. Será que nos faríamos oq é certo e direito se não tivéssemos medo da punição? Faríamos se nós tivéssemos a reflexão ética comprometida com a coletividade. E na verdade muitos fazem. Claro que de formas diferentes pq somos pessoas diferentes com valores morais diferentes, experiências dentro da sociedade diferentes (essas experiências são fundamentais pra guiar nossas ações)
Kant (Iluminismo): “Age de tal modo que a máxima de tua ação possa sempre valer como princípio universal de conduta”. => quis dizer que a reflexão ética da sua ação tem que sempre acontecer com a responsabilidade de que aquela sua ação se consolida como uma conduta a medida que junto com a ação de outras pessoas passa a ser uma prática comum. E qdo passa a ser uma pratica comum vira uma conduta estabelecida e aceita. Passa a ser uma moralidade estabilidade dentro daquela sociedade. Não pode agir levianamente pq tudo tem consequência. E a medida que essa ação se repete passa a ser um habito natural e até mesmo legitimo.
Ética da convicção => tenho o dever moral de fazer tal coisa pq já foi estabelecida, ou pq um grupo de interesse determina, ou pq já vem de gerações.
Ética da responsabilidade => fazemos parte de uma sociedade e vem de dentro saber que cada um de nos tem uma contribuição a dar. Uma contribuição ao todo e que isso volta pra você.
Para Kant, agir eticamente deve ocorrer de forma espontânea e consciente; é cumprir a lei por respeito à lei, ainda que sua vontade seja contrária à lei. Entendendo a lei como uma construção coletiva e importante para a humanidade (NÃO É A LEI NORMATIVA, a lei nesse caso é um pacto estabelecido pela maioria e em beneficio da maioria).
A boa educação é cultivada na gente, vem dos nossos descendentes, nós não notamos nossas ações. Os códigos de moral são construídos ao longo do tempo.
Qual a diferença entre a moral e a ética? A moral tem um caráter prático imediato, restrita a determinada sociedae, Histórica (pq muda cronologicamente) e é relativa a determinada sociedade. A ética é a reflexão filosófica sobre a moral, procura justificar a moral, o seu objeto é o que guia a ação, o objetivo é guiar e orientar racionalmente a vida humana. A ética é a reflexão e a moral é a ação.
O direito vem de onde? É o Conjunto das leis e disposições que regulam obrigatoriamente, as relações da sociedade. É a consolidação do código de moralidade estabelecida que emana da reflexão ética moral.
Teoria do Mínimo Ético => afirma que o direito consiste em um estreito conjunto normativo que estabelece regras morais para a sobrevivência da sociedade. Mas pra essa sociedade viver harmonicamente nós temos que ter um conjunto de direitos mínimos, que é o Mínimo Ético... Isso que gerou os direitos humanos. O direito não seria necessário se todos agissem de acordo com uma pactuação moral estabelecida na sociedade. Qual é o primeiro direito ético moral estabelecido? Não pode matar. Então em defesa da sociedade a gente isola socialmente a pessoa que descumpriu. O direito emana da moral e ele é um conjunto de leis e normas que vai fazer cumprir o código de moralidade estabelecida. Quem faz a lei é a sociedade representada. Como vivemos em um pais democrático nós (sociedade) delegamos a responsabilidade de criar leis.
Declaração dos Direitos Humanos => artigos principais: Artigo1°Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Artigo3°Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Artigo25° 1.Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica. (Temos um sistema único e centralizado, com equidade e hierarquização e que é ofertado de forma igualitária, só que não).
BIOÉTICA => tem a preocupação de ser um instrumento moderador, de intermediar o avanço da tecnicociência e os riscos que isso pode trazer para a humanidade. É fato que a ciência está evoluindo, mas tb tem alguns problemas ligados a ela. Um exemplo disso é a internet de uma maneira geral, que é uma coisa boa, mas que tem como consequência o isolamento social, pq as pessoas tendem a priorizar a comunicação via internet que a comunicação pessoal. Então a bioética tem a preocupação de normatizar as condutas diante da utilização dessa tecnicociência. Tem alguns temas que tem sido preocupação da bioética ao longo da vida como contracepção, aborto, eutanásia (pessoa pede para morrer e o médico concorda) a distanásia (prolongar a vida de alguém), transplante e doação de órgãos, tecnologia de fecundação humana, esterilização, uso de psicofármacos, drogas, contaminação ou degradação da biosfera, problemas de justiça social na distribuição de recursos em saúde (impacta bastante na sociedade) e responsabilidades para gerações futuras. OBJETIVO: Humanizar o progresso científico e a visão técnico-instrumental que os indivíduos têm do mundo, uma vez que o uso inapropriado da ciência, pode conduzir a uma desumanização do homem. Pensar em quando esse progresso cientifico vai ter esse impacto coletivo levando a consequências negativas a humanidade. EX: a alteração transgênica do mosquito, não se sabe aonde isso vai chegar apesar de sabermos que em algum momento isso vai gerar um impacto.
...