Aferição de uma solução de HCl com uma de NaOH
Por: Mariana Catarina • 9/1/2017 • Relatório de pesquisa • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 1.524 Visualizações
Curso: Farmácia 2016/2017[pic 1]
Química Geral e Inorgânica
Docente: Paulo Isabel
Aluna: Mariana Catarina Fernandes Luz Carreira
Relatório
Aferição de uma solução de HCl com uma de NaOH
[pic 2]
Objetivo:
Ter domínio sobre técnicas de medida, de volume, de líquidos incolores, translúcidos e coloridos. Bem como a familiaridade com a técnica de titulação para determinar a concentração de substâncias.
Preparar soluções de ácidos - base a fim de serem usadas em análise volumétrica.
Introdução teórica:
Análise volumétrica ou volumetria é o processo de análise química quantitativa, no qual determinamos a concentração de uma solução.
Soluções são misturas homogêneas, isto é, sistemas que apresentam as mesmas propriedades físico-químicas em todos os pontos. O estudo das propriedades físicas, químicas e bioquímicas das soluções depende de dois tipos fundamentais de dados: dados qualitativos – aqueles que indicam quais são os componentes da solução; dados quantitativos – aqueles que mostram proporções entre os solutos e o solvente. Em outras palavras, tais dados referem-se à chamada concentração da solução.
Ao utilizarmos reagentes como NaOH e HCl, que são produtos perigosos, devemos tomar algumas precauções como o uso de luvas e óculos para a proteção pessoal. Assim como alguns produtos necessitam de cuidados particulares, como a capela para materiais voláteis, o método de preparo de uma solução de HCl em H2O, deve-se tomar o cuidado de adicionar água antes do HCl (pois o ácido é extremamente reativo em água, podendo ocasionar uma explosão), o rápido manuseio do NaOH, pois este é um produto higroscópico, além de ser altamente corrosivo e ao adicionar NaOH em água pode ocorrer o uma diminuição da calibração da vidraria, devido a dilatação causada pela reação exotérmica.
Na titulação de ácido-base faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante + titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado.
Material:
- Balão de diluição;
- Pipeta graduada 10ml;
- Erlenmeyer de 500ml;
- Parafilm;
- Bureta 25ml;
- Suporte universal;
- Pompetes;
- Copo de precipitação;
- 3 balões de Erlenmeyer numerados 100ml (ensaios reais);
- Proveta 100ml;
- Pipeta volumétrica 10ml;
- Fenolftaleína;
- 1 balão de Erlenmeyer 100ml (ensaio em branco).
Reagentes utilizados:
- Ácido clorídrico – HCl;
- Hidróxido de sódio – NaOH;
- Água destilada;
- Solução alcoólica de fenolftaleína – C20H14O4
Procedimento experimental:
Preparação da solução de HCl:
- Utilizando os dados do rótulo, calcular o volume de ácido clorídrico necessário a adicionar a água destilada para a formação de uma solução com concentração 0,1 molar e 500ml de volume.
- Encher um terço do balão de diluição com água destilada. De seguida, na hotte, com o auxílio da pompete e da pipeta graduada adicionar 4,15 ml de ácido clorídrico. Encher o resto do balão com água destilada até á marca indicada no mesmo.
- Fechar com a tampa e virar cuidadosamente o balão de diluição de maneira a homogeneizar a solução.
Aferição da solução de HCl com uma solução de NaOH:
- Encher um Erlenmeyer de 500ml com a solução de NaOH, tapar com parafilm e rotulá-lo.
- Limpar a bureta com água e de seguida com a solução de NaOH, verificando se a torneira funciona bem.
- Montar no suporte universal a garra e a bureta e colocar o copo de precipitação por baixo desta. Encher a bureta com a soda caustica e acertar esta nos 25 ml.
- Em 3 balões de Erlenmeyer numerados (ensaios reais) adicionar água destilada (no caso foram usados 80 ml) previamente medida numa proveta, de seguida com uma pipeta volumétrica juntar 15 ml de HCl e por fim 2 ou 3 gotas de fenolftaleína.
- Com cuidado abrir a torneira da bureta e adicionar a solução de NaOH ao balão com a água e o HCl, muito lentamente e com agitação constante.
- Parar de adicionar NaOH quando a solução contida no Erlenmeyer atingir o ponto de equivalência, revelado pela transição da falta de cor (incolor) para a cor rosa claro. Registar o volume utilizado de NaOH.
- Repetir o processo para os outros 2 balões de Erlenmeyer, tendo o cuidado de acertar sempre a bureta.
Procedimento (ensaio em branco):
- No quarto balão de Erlenmeyer adicionar a mesma quantidade de água destilada usada no processo anterior (80 ml) e o mesmo volume de HCl (15 ml) igualmente de água destilada. Juntar também Fenolftaleína.
- Adicionar NaOH e registar o volume utilizado.
Notas:
...