Atendimento a Pessoas com Deficiência Auditiva
Por: Maiara Meneghel • 18/4/2021 • Projeto de pesquisa • 1.269 Palavras (6 Páginas) • 215 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC XANXERÊ
DEISE TEIXEIRA DA ROSA MAIARA LUIZA MENEGHEL TATIANA CARLA DA SILVA
ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
XANXERÊ, 2019.
Deise Teixeira da Rosa Maiara Luiza Meneghel Tatiana Carla da Silva
ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Trabalho apresentado à disciplina do Projeto Integrador do curso Técnico em Farmácia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC Xanxerê, como pré-requisito para a conclusão do curso.
Professora: Tatiana Bortolamedi
Xanxerê, 2019.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO. 4
- OBJETIVOS 4
- OBJETIVO GERAL 4
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
- DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 5
- RESULTADOS 5
- DISCUSSÃO. 6
- CONCLUSÃO. 7
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
A deficiência auditiva é a perda parcial ou total da audição, causada por má- formação, lesão na orelha ou nas estruturas que compõem o aparelho auditivo. Pode ser causada também por fatores pré-natais, como por exemplo, o uso de drogas pela mãe durante a gestação, prematuridade, e doenças gestacionais como Rubéola, Toxoplasmose, Citomegalovirus etc.
O atendimento para pessoas com esse tipo de deficiência deve ser diferenciado. Deve-se ter paciência, e muita atenção para ter uma boa comunicação. A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é a forma usada para se comunicar com deficientes auditivos. É por meio de gestos, expressões, leitura labial e até mesmo estrutura gramatical própria que surdos e mudos se comunicam com o restante das pessoas.
Para conversar por meio das mãos é preciso conhecer os sinais. Estes representam letras, expressões, lugares, entre outros, e funciona de acordo com a combinação do movimento das mãos, ponto no corpo e espaço em que os sinais são feitos.
[pic 1]
OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Informar a importância deste assunto para a população, principalmente no atendimento no balcão da farmácia.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Instigar um aperfeiçoamento ou curso de libras para o farmacêutico ou outros profissionais que trabalham na farmácia;
- Passar confiança no atendimento a uma pessoa com deficiência auditiva;
- Aproximar o atendente/farmacêutico da pessoa portadora de deficiência auditiva.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Primeiramente foi realizada uma visita técnica na Farmácia da Família, da Professora Suelen Moreschi, para sabermos como é o funcionamento de uma farmácia. Nesse mesmo dia, em sala de aula, escolhemos o tema do projeto.
Escolhemos este tema através de um projeto dos alunos do curso de Menor Aprendiz do Senac - Xanxerê, e ressaltamos a importância de ter um atendente de farmácia com conhecimento em Libras para melhor atender seus clientes que possuem deficiência auditiva.
Durante as aulas realizamos pesquisas sobre o assunto, o planejamento das atividades, as perguntas do questionário que foi aplicado e o que ia ser apresentado para os alunos de Técnico em Enfermagem do Senac - Xanxerê.
No dia da apresentação explicamos o que é a deficiência auditiva, quais as causas pré-natais, como atender no balcão da farmácia e como é importante ter algum conhecimento sobre Libras para melhor comunicação com pessoas que tenham deficiência auditiva.
RESULTADOS
Foram aplicados 66 questionários aos visitantes do Projeto Integrador.
Pergunta 1 – Tem alguém na família com deficiência auditiva?
Pergunta 2 – Você já se comunicou com alguém que tenha deficiência auditiva? Pergunta 3 – Você possui algum conhecimento sobre libras?
Pergunta 4 – Você sabe as causas comuns de perda auditiva?
Foram distribuídos os questionários, nos quais as pessoas teriam que responder com SIM ou NÃO.
Na primeira pergunta 55 pessoas responderam NÃO e 11 responderam SIM. Na segunda pergunta 13 pessoas responderam NÃO e 53 responderam SIM. Na terceira pergunta 43 pessoas responderam NÃO e 23 responderam SIM. Na quarta pergunta 18 pessoas responderam NÃO e 48 responderam SIM.
DISCUSSÃO
Na primeira questão foi observado que são poucas pessoas que têm familiares que possuem deficiência auditiva.
Na segunda a maioria das pessoas já se comunicou com pessoas que possuem esse tipo de deficiência, por mais que não tenha nenhum familiar com esse problema.
Na área da saúde, quando a pessoa não tem a noção da Língua de Sinais, fica difícil a comunicação. Aí, tem que usar gestos naturais e dificulta muito a compreensão. (Neuma Chaveiro, Maria Alves Barbosa, Celmo Celeno Porto, Denise Bouttelet Munari, Marcelo Medeiros, Soraya Bianca Reis Duarte).
A Língua de Sinais é um dos elementos marcantes da cultura dos surdos, transmite crenças e valores específicos. (Neuma Chaveiro, Maria Alves Barbosa, Celmo Celeno Porto, Denise Bouttelet Munari, Marcelo Medeiros, Soraya Bianca Reis Duarte).
Na questão três poucas pessoas responderam que tem conhecimento sobre libras.
Essas pessoas poderiam procurar fazer algum curso ou faculdade em Libras.
Na quatro quase todas as pessoas que responderam o questionário sabem as causas comuns da deficiência auditiva.
...