Atividade Contextualizada Farmácia
Por: sergiavieira • 7/11/2024 • Relatório de pesquisa • 333 Palavras (2 Páginas) • 24 Visualizações
Atividade contextualizada
Roseane Ferreira dos Santos
01637862
A seleção de medicamentos é um processo contínuo, multidisciplinar e participativo que deve desenvolver-se baseado na eficácia, segurança, qualidade e custo dos medicamentos a fim de assegurar o uso racional dos mesmos. Tem como objetivo promover o uso racional de medicamentos e assegurar o acesso à medicamentos seguros, efetivos e com qualidade, desenvolver mecanismos de gestão de risco que assegurem um aumento da segurança e eficiência do plano terapêutico e garantam qualidade na assistência, entre outros objetivos.
A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) é uma instância colegiada, nomeada por Portaria da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), sendo multiprofissional, de natureza consultiva, deliberativa e educativa. Tem como missão responsável pela condução do processo de seleção, utilização, acompanhamento, avaliação e exclusão do uso dos medicamentos e produtos para saúde e pelo desenvolvimento de ações para garantir o seu uso seguro e racional. A CFT é composta por representantes médicos de diferentes especialidades, (clínicas cirúrgica, anestésica, médica e pediátrica) e representantes do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), da Gerência de Atenção à Saúde, do Setor Farmácia e da Divisão de Enfermagem. Tem como núcleo operativo uma Câmara Técnica (CT-CFT) permanente composta por 2 médicos e 1 farmacêutico e quando necessário, Grupos de Trabalho (GT) temporários, de composição multiprofissional, constituídos por membros designados segundo as necessidades identificadas pela Comissão para subsidiar análise de medicamentos ou produtos farmacêuticos específicos.
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) define a lista de medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para atender as necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. A Rename é dividida em cinco categorias de componentes: básico; estratégico; especializado; insumos; e uso hospitalar. Essa organização considera o financiamento e a responsabilidade dos entes federativos na aquisição.
Referencias
Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, 2022. Disponível em: https://www.conass.org.br/wp-content/uploads/2022/01/RENAME-2022.pdf. Acesso em: 17/10/2024.
Comissão de Farmácia e terapêutica, 2011. Disponível em: https://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/134/encarte_farmAcia_hospitalar_pb81.pdf. Acesso em: 17/10/2024.
Comissão de Farmácia e Terapêutica. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/servidor/comissao-de-farmacia-e-terapeutica#:~:text=Seu%20objetivo%20%C3%A9%20garantir%20uma,aten%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20sa%C3%BAde%20no%20estado. Acesso em: 17/10/2024.
...