Deafios da Atenção Farmacêutica no Brasil
Por: Richard Lucas de Freitas • 29/9/2022 • Artigo • 4.647 Palavras (19 Páginas) • 100 Visualizações
DESAFIOS DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Geanison Macena Farias1, discente do curso de Farmácia da Faculdade UNINASAU
Geruza Sebastiana Quaresma Corrêa1, discente do curso de Farmácia da Faculdade UNINASAU
Ma. Luiza Carolina França Opretzka2, docente do curso de Farmácia da Faculdade UNINASAU
E-mail para correspondência: geanisonmf@gmail.com
RESUMO
Introdução: A Atenção Farmacêutica tem em seus fundamentos diversos elementos, a exemplo do desenvolvimento e manutenção de uma relação terapêutica a ser concretizada por meio das responsabilidades dos profissionais farmacêuticos. Considera-se que estes últimos, a fim de ocupar sua posição na sociedade, devem atender a uma necessidade social específica, com a utilização da prática da Atenção Farmacêutica cujo enfoque principal centra-se no paciente. O objetivo deste estudo foi discorrer sobre os Desafios da Atenção Farmacêutica no Brasil, como método foi adotado revisão bibliográfica para sintetizar evidências sobre o tema, realizada entre os meses de abril e maio de 2022. Foram identificados 9.200 estudos a partir dos descritores atenção farmacêutica, desafios da atenção farmacêutica e assistência farmacêutica nas bases de dados eletrônicas selecionadas um total de 17 estudos. Resultados: durante a realização deste trabalho e nas leituras dos artigos em todos, ficou evidente os desafios e dificuldades encontrados pelos farmacêuticos no que tange a sua profissão, como por exemplo a resistência dos usuários. Conclusão: A prática da Atenção e da Assistência Farmacêutica deve ser um compromisso do profissional, bem como das organizações, uma vez que se constitui como atividade central dos farmacêuticos, possibilitando que os mesmos assumam um papel de fundamental importância na Atenção Farmacêutica.
Descritores: Atenção Farmacêutica, Assistência Farmacêutica, desafios da atenção farmacêutica.
ABSTRACT
Introduction: Pharmaceutical Care is based on several elements, such as the development and maintenance of a therapeutic relationship to be achieved through the responsibilities of pharmaceutical professionals. It is considered that the latter, in order to occupy their position in society, must meet a specific social need, using the practice of Pharmaceutical Care whose main focus is centered on the patient. The objective of this study was to discuss the Challenges of Pharmaceutical Care in Brazil, as a method, a literature review was adopted to synthesize evidence on the subject, carried out between April and May 2022. 9,200 studies were identified from the descriptors pharmaceutical care, challenges of pharmaceutical care and pharmaceutical assistance in the selected electronic databases a total of 17 studies. Results: during the accomplishment of this work and in the readings of the articles in all, the challenges and difficulties encountered by pharmacists regarding their profession became evident, such as the resistance of users. Conclusion: The practice of Pharmaceutical Care and Assistance must be a commitment of the professional, as well as of the organizations, since it constitutes a central activity of pharmacists, allowing them to assume a role of fundamental importance in Pharmaceutical Care.
Descriptors: Pharmaceutical Care, Pharmaceutical Care, challenges of pharmaceutical care.
INTRODUÇÃO
A busca pela promoção da Atenção Farmacêutica no Brasil não deve ser entendida como um evento isolado. Este movimento, vem ganhando o centro de discussões entre pesquisadores e profissionais da área, tem sido introduzido no Brasil com diferentes vertentes e compreensões, sem diretrizes técnicas e muitas vezes sem levar em conta as características do país e seu sistema de saúde.
A Atenção Farmacêutica poderá contribuir para que os profissionais envolvidos adotem um conjunto de novas condutas em suas práticas diárias, baseadas nas diretrizes comuns, possibilitando a troca de experiencias e avaliação dos resultados alcançados com esta nova prática. Além disso, este processo pode contribuir para que outros profissionais, que também, proporcionam atenção à saúde, possam beneficiar-se desta prática e de forma sinérgica, contribuir para a melhora da qualidade de vida do usuário e da comunidade e, ainda, subsidiar outros processos e mudanças na educação, na prática, na pesquisa e na regulamentação da Farmácia e da área da saúde em geral1.
A profissão farmacêutica tem experimentado profundas transformações, as quais em sua maioria procuram resgatar a relação farmacêutico-paciente, restituindo à profissão seu pertencimento à equipe de saúde. Tal modificação demonstra a substituição do paradigma dominante, de caráter tecnicista, centrado no medicamento, por um paradigma humanístico e social, centrado no paciente e nas relações terapêuticas2.
Esta realidade deve ser encarada como resultado do surgimento das práticas de Assistência e Atenção farmacêutica, as quais permitem ao farmacêutico recuperar seu compromisso com a prevenção de doença, promoção e recuperação de saúde, agindo de maneira integrada à equipe de saúde3.
Segundo Silva4, com a proposta da Atenção Farmacêutica, as responsabilidades e funções do farmacêutico se ampliam, indo além da prática de dispensação. Incluem a participação efetiva no processo decisório quanto ao uso do medicamento, incluindo a determinação da posologia a ser utilizada, a preparação do próprio medicamento, fornecimento do medicamento e orientação ao paciente quanto ao modo de utilização do mesmo, além do monitoramento do paciente no intuito de identificar possíveis reações adversas e interações medicamentosas.
Oliveira et al.5 apontaram como empecilhos à Atenção Farmacêutica, o fato de os donos de farmácias desestimularem essa prática; a atividade gerencial exercida por alguns farmacêuticos, que os afastam de suas atividades profissionais específicas; a insuficiência da formação por parte dos farmacêuticos, acompanhado da ausência de tempo para atualização profissional. Outro fator apontado é a carga de trabalho, que se traduz em falta de tempo, além da falta de experiência para atuar na Atenção Farmacêutica.
...