TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário de Etnobotânica Farmabotânica

Por:   •  23/3/2022  •  Abstract  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Questionário de Etnobotânica

Após assistir a vídeo-aula que a aluna de doutorado Paula apresentou,

Respondam:

1) O que é Etnobotânica? Qual a diferença para etnofarmacologia?

A etnobotânica é o amplo campo da ciência das interações humanas com as plantas e o ecossistema. A diferença é o que a etnobotânica estuda todas as formas de utilizações, percepções, plantas, população humana. Já a etnofarmacologia é definida como um estudo interdisciplinar preparados tradicionalmente utilizados em saúde, doenças de vegetais, animais, fungos e minerais.

2) A maioria das plantas usadas pelos grupos tradicionais são preparados como

infusão ou decocção. Vocês conhecem esses termos?

Sim. Na infusão a água é aquecida até o ponto de fervura, então a água quente é vertida sobre a planta, tampamos ou abafamos, e a mistura fica em repouso por alguns minutos. Essa técnica geralmente é aplicada em chá de folhas, flores e frutos moídos e preserva o óleo essencial.

Já na decocção as partes da planta são fervidas junto com a água por alguns minutos. Já essa técnica é aplicada em preparo de chás de cascas, raízes ou pedaços de caule, que por serem mais duras precisam de um método mais ‘’ rigoroso’’ para a extração para a água dos compostos presente na planta.

3) Em qual região e com qual comunidade a Paula realiza seu estudo?

Paula realiza seu estudo na comunidade tradicional na Fona na floresta Amazônica chamada CACHUAÑA.

5) Pesquise a diferença de estudo quimiotaxonômico e etnofarmacológico para

pesquisa de novos medicamentos.

O estudo quimiotaxonômico se baseia na seleção de espécies de uma família ou gênero de plantas das quais ao menos uma das espécies possua algum estudo fitoquímico que tenha despertado interesse. Essa abordagem é bastante utilizada quando se rastreia um ativo de interesse e se deseja identificar se mais espécies da mesma família ou grupo possuem este ativo, além de ser possível descobrir variações de concentração e qualidade de ativos em espécies diferentes, pertencentes a grupos ou família comuns.

Já o estudo etnofarmacológico usa como premissa básica o conhecimento preexistente sobre as espécies vegetais. Nela, as espécies são selecionadas para estudo de acordo com a indicação de grupos populacionais específicos, obedecendo a contextos de utilização e enfatizando a importância do conhecimento construído localmente pelas comunidades ou etnias locais, com relação aos recursos naturais e sua aplicação em seus processos de saúde e doença.

6) Perguntem na casa de vocês quais plantas eles usam para tratar algum tipo

de doença.

Boldo- barriga inchada

Erva-cidreira – dor de estômago

Mastruz- má indigestão

Folha de algodão – diarreia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com