O RELATÓRIO AULA PRATÍCA QUIMICA ANALITICA:DOSAGEM DO AAS E CROMATOGRAFIA EM COLUNA
Por: Barbara Pirola • 30/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.740 Palavras (7 Páginas) • 329 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
CURSO DE FARMÁCIA
BARBARA VITÓRIA DOS SANTOS PIROLA
DEISE VIEIRA BORGES
LAIS VALNIER FAVARO
RELATÓRIO AULA PRATÍCA QUIMICA ANALITICA:DOSAGEM DO AAS E CROMATOGRAFIA EM COLUNA
CRICIUMA
2021
BÁRBARA VIÓRIA DOS SANTOS PIROLA[pic 1]
DEISE VIEIRA BORGES
LAIS VALNIER FAVARO
RELATÓRIO AULA PRATÍCA QUIMICA ANALITICA:DOSAGEM DO AAS E CROMATOGRAFIA EM COLUNA
Relatório apresentado à disciplina Química Analítica do curso de Farmácia -Unesc
Professoras: Normelia Ondina Lalau de Farias e Sabrina Arcaro.
CRICIUMA
2021
SUMÁRIO[pic 2]
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 MATERIAIS E MÉTODOS 5
3.1 DOSAGEM DO AAS 5
3.1.1 Materiais e reagentes 5
3.1.2 Procedimento 5
3.2 CROMATOGRAFIA EM COLUNA 6
3.2.1 Materiais e métodos 6
3.2.2 Procedimento 6
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 7
4.1 DOSAGEM DO AAS 7
4.2 CROMATOGRAFIA EM COLUNA 7
5 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
O ácido acetilsalicílico (AAS), introduzido como fármaco em 1899 sob a marca registrada Aspirina®, é indicado para o alívio de dores de cabeça leves, inflamações leves ou moderadas, artrite, para redução do risco de ataque isquêmico, e como profilático de infarto do miocárdio. Este fármaco age inibindo as enzimas ciclooxigenases (COX 1 e 2), diminuindo a produção de prostaglandinas, que são importantes mediadores endógenos de diversos processos fisiológicos, inclusive a biossíntese das substâncias que revestem e protegem o trato gastrintestinal (BARTON & SIBAI, 1991).
A síntese desta substância é feita, industrialmente, pela acetilação do ácido salicílico utilizando anidrido acético em meio ácido (Imagem 01). Quando o processo sintético é insatisfatório, observa-se produção de AAS contendo pequenas quantidades de ácido salicílico como impureza.(KIMMEL et al., 1971; KOSHASKJI & SCHULERT, 1973).
O processo de separação dos componentes deuma amostra em cromatografia envolve a distribuiçãodos componentes entre duas fases, um móvel e outraestacionária. Os fatores envolvidos no processocromatográfico - carga iônica, forças intermoleculares,polaridade molecular, volume molecular, adsorção esolubilidade - atuam simultaneamente, provocando aseparação dos constituintes da amostra(Furniss, 1989;Pavia, 1999, Skoog, 1998).
A cromatografia é uma técnica clássica, empregada corriqueiramente na separação de substâncias em laboratórios de pesquisa na área de química orgânica. É um método físico-químico de separação, que se baseia na migração de diferentes componentes de uma determinada mistura, que interagem entre duas fases imiscíveis [Degani, Cass, Vieira, 1998]. É um experimento que permite uma rica abordagem a diferentes conteúdos do ensino de química orgânica. No entanto, demanda um longo tempo na sua execução, fato que dificulta a aplicação em aulas experimentais.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é de analisar as duas práticas propostas pelas professoras da disciplina de química analítica. A qual a primeira foi analisar e confirmar o doseamento do princípio ativo do ácido acetil salicílico (AAS), para que fosse realizado esta análise, foi utilizado a técnica de titulação, pois ela determina a concentração de uma amostra através de um volume conhecido de uma solução já padronizada.
E a segunda analisar e conhecer a técnica para separação de componentes entre duas fases, sólida e líquida, baseada na capacidade de adsorção e solubilidade, sendo a fase sólida, geralmente sílica e a fase líquida, sendo essa um solvente ou uma mistura de solventes, no caso do experimento o etanol.
MATERIAIS E MÉTODOS
DOSAGEM DO AAS
Materiais e reagentes
ASS
Balança Analítica
Erlenmeye
Água destilada
Bastão
Etanol
Fenolftaleína
Bureta
Hidróxido de sódio (NaOH)
Pipeta volumétrica ou graduada (ver não me lembro)
Pipetador
Becker
Procedimento
Com o auxílio de uma balança foi realizado a pesagem de um comprimido de AAS, o qual o peso foi de 0,614g e logo em seguida triturado no pistilo e adicionado a um erlenmeyer.
No erlenmeyer com o AAS foi incorporado 20 mL de água destilada e agitado com um bastão de vidro até completa dissolução do comprimido.
Em seguida foram adicionados 20 mL de Etanol e agitado até dissolver a maior quantidade possível de comprimido e adicionado uma gota da solução alcoólica de fenolftaleína na solução.
...