RELATÓRIO DAS AULA PRÁTICAS DE QUIMICA ANALITICA QUALITATIVA
Por: 1403234 • 10/6/2016 • Relatório de pesquisa • 1.027 Palavras (5 Páginas) • 3.132 Visualizações
[pic 1]
ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA – ESAMAZ
CURSO BACHARELADO EM FARMÁCIA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
VYVIANE DOS SANTOS FERREIRA
RELATÓRIO DAS AULA PRÁTICAS DE QUIMICA ANALITICA QUALITATIVA
Belém – PA
2015
Aula 1: Identificação dos cátions do grupo 1 por via úmida.
Introdução
Os ensaios por via úmida, diferente dos de via seca, são realizados com a amostra em uma solução. Desta maneira, os elementos são identificados através da ocorrência da reação pela formação de precipitado, desprendimento de gás ou mudança de cor. Para separar os cátions, criou-se cinco grupo, sendo levado em consideração a reação com determinados regentes, os “Reagentes de grupos”, que podem ser o ácido clorídrico diluído, o ácido sulfídrico (sulfeto de hidrogênio), sulfeto de amônio e carbonato de sódio. Os reagentes de grupo irão reagir com determinados cátions, identificando o grupo ao qual estão inseridos. Neste caso, o ensaio será realizado com os cátion de Prata (Ag+).
Materiais
- Pipeta pasteur
- Tubo de ensaio
- Erlenmeyer
- Estantes para tubos
- Prata (Ag)
- Ácido clorídrico diluído (HCl)
- Iodeto de potássio (KI)
- Hidróxido de sódio (NaOH)
Procedimento
O ensaio foi realizado com o cátion de prata (Ag+) da seguinte forma:
- Colocar 2ml de solução de Ag+ em três tubos de ensaio
- Adicionar HCl diluído no tubo 1, agitar e observar a formação do precipitado na coloração branca.
- Adicionar NaOH no tubo 2 e observar a formação de um precipitado na cor marrom.
- Adicionar KI no tubo 3 e observar a formação de um precipitado de cor amarelo.
Resultado e discussão
Durante o ensaio analítico por via úmida para a identificação do cátion de prata (Ag+), foi utilizado 3 tubos de ensaio, contendo em cada 3 reagentes diferentes, que resultou em precipitados de coloração diferente, porém apenas naquele que apresenta o reagente HCl diluído obteve o precipitado branco, o que pode ser constatado por meio desta característica é que o Ag+ é um cátion do grupo I. Obtendo então a equação:
Ag+ + Cl- AgCl (Formação do ppt branco)[pic 2]
AgCl + Cl- [AgCl2][pic 3]
No tubo 2, contendo o NaOH como reagente, o Ag foi identificado através da formação do precipitado marrom.
Ag + OH AgO
No tubo 3, apresentando o reagente KI, a Prata foi identificada a partir da formação do precipitado na cor amarela.
Ag + I AgI
Conclusão
O objetivo principal dessa prática era isolar e identificar os cátions do grupo I, no caso, a prata (Ag+). Esse processo foi realizado através de uma solução por se tratar de um ensaio por via úmida. A realização desse procedimento é de extrema importância em um ensaio analítico, pois quando se depara com uma amostra desconhecida em que há a suspeita de que haja algum cátion do grupo I, fica muito mais fácil de identificá-los se há um experimento desse, pois os resultados serão objetivos.
Bibliografia
1. BRAIBANTE, Mara. Química Analítica Qualitativa Experimental. Disponível em: < http://w3.ufsm.br/laequi/wp-content/uploads/2012/07/C%C3%A1tions-do-gupo-1.pdf>. Acesso em: 07 de maio de 2015.
2. UNESP - Universidade Estadual Paulista . Cátions do Grupo I. Disponível em: < http://wwwp.fc.unesp.br/~galhiane/cations_do_grupo_i.htm>. Acesso em: 07 de maio de 2015
Aula 2: Identificação dos cátions do grupo 2 por via úmida.
Introdução
Neste ensaio de via úmida, foi realizado um procedimento para a identificação de cátions do grupo II (cobre, bismuto, arsênico, antimônio, estanho e cádmio), que tendem a formar precipitados com o ácido sulfídrico em meio ácido mineral diluído. Os cátions do grupo II tem como característica, o fato de seus sulfetos serem insolúveis em ácidos minerais diluídos, isso diferencia-os dos sulfetos do grupo III que são solúveis neste meio. Logo, esta diferença é importante para separar os íons deste grupo dos íons dos outros grupos. Neste caso será identificado um dos cátions do grupo II, o Cobre (Cu), este elemento é um metal de coloração vermelha discretamente amarelada, encontrado na natureza na forma de calcopirita (CuFeS2).
...