PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS MICROBIOLOGIA RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Por: Alessandra Cristina • 30/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 370 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
MICROBIOLOGIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
ALESSANDRA CRISTINA SILVA BARROS
SETEMBRO
2018
INTRODUÇÃO
Este relatório de aula prática desenvolveu a atividade de identificação de bactérias, através na inoculação de 4 amostras diferentes, A, B, C e D. A amostra D teve um problema da inoculação, sendo assim descartada. Então a turma se dividiu em três grupos para a identificação das amostras A, B e C.
Com isso o objetivo do relatório consistiu em realizar a identificação da amostra C. Realizando a inoculação dela e a partir do resultado realização dos testes necessários para a identificação do microrganismo.
MATERIAIS UTILIZADOS
Material: Identificação amostra C
Equipamentos:
Capela de fluxo laminar - tipo II (Filtro HEPA para partículas menores que 0,1mµ);
Estufa;
Observação: Todos os equipamentos estão certificados.
Utensílios:
Bico de Busen;
Estante para tubos de ensaio;
Alça de platina;
Tubo de centrifuga.
Vidrarias:
Placa de Petri.
Reagentes:
Caldo TSB;
Ágar Mueller Hinton;
Ágar Cetrimida;
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA
Foi realizado o enriquecimento das amostras A, B, C e D a partir do caldo TSB. O semeio de isolamento foi feito em caldo Mueller Hinton para o crescimento de bactérias.
[pic 2]
O semeio foi realizado semeando 1 mL do caldo em placa com meio de cultura ágar Mueller Hinton para bactéria. Após 48h houve a leitura da placa, onde se observou o crescimento de bactérias, com colônias de pigmento verde, característica de Pseudomonas.
[pic 3]
Para iniciar nortear a identificação se fez uma coloração de gram, onde se observou coloração rosácea, bacilos e cocos na placa; levando a conclusão de que são Gram -, mas com a amostra contaminada. Sendo necessário um isolamento para prosseguir a identificação.
[pic 4]
Foi realizado o teste de citocromo oxidase, que deu positivo e o isolamento de colônias em meio Cetrimida puro, meio seletivo para Pseudomonas aeruginosa, onde houve crescimento.
[pic 5] [pic 6]
Poderiam ter sido feitos os testes TSI alcalino, OF de tubo aberto, DNAse, motilidade, antes de ter realizado o isolamento no meio seletivo. Se fosse em um laboratório de análises clínicas seriam realizados primeiro esses testes.
Resultados
Coloração de Gram | Pigmento | Produção de oxidase |
Gram - Bacilos e cocos | Verde | Oxidase + |
...