Padronizar os procedimentos farmacêuticos realizados no ClinicFarma oferecido aos pacientes
Por: Ananda Hano • 3/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 259 Visualizações
Página 1 de 5
procedimento operacional padrão [pic 1]
OBJETIVO
- Padronizar os prodecimentos farmacêuticos realizados no ClinicFarma oferecido aos pacientes.
RESPONSABILIDADE
- Farmacêutico(a) presente no estabelecimento.
DEFINICÇÕES
- Atenção farmacêutica são serviços passiveis de serem prestado aos pacientes de razão fisiológicas e bioquímicas, prestando o serviço também de administração de medicamentos e dietas equilibradas para promoção de saúde e prevenção de doenças. Um dos objetivos do ClinicFarma é prevenção, detecção, resolução e acompanhamento farmacêuticos de problemas relacionados a hipertensão, diabetes, além de promover o uso racional de medicamentos, a fim de melhorias na saúde e qualidade de vida dos pacientes.
PROCEDIMENTOS
Atenção farmacêutica
- Todos os pacientes participam do programa de Atenção Farmacêutica oferecido pelo Clinic Farma (exceto pacientes menores de 18 anos sem acompanhamento de seus responsaveis legais)
- A atenção farmacêutica é iniciada após a confirmação do cliente e é feita através de um convite verbal durante a dispensação de qualquer medicamento.
- O paciente é convidado para direcionar ao ClinicFarma onde é realizado a anamnese farmacêutica.
- Alguns dados são anexados em uma ficha do paciente tais como: Nome completo, medicamentos utilizado pelo paciente, idade, altura, patologias e peso.
- Após realizada a anamnese farmaceutica é preenchida a ficha contendo todos os dados registrados, afere-se padrões fisiológicos, e biológicos. No caso da primeira consulta ao ClinicFarma é aconselhado que o paciente suba na balança para vereficarmos o peso e logo em seguida se aproxime da fita metrica para observar a altura.
- É realizado a aferição de pressão e teste capilar de glicemia e todos os valores obtidos durante atenção farmacêutica realizada são lavradas em nossa ficha de atendimento e preenchida também na carteirinha de atendimento ClinicFarma.
- Essas fichas são armazenadas em local especifico na sala de atenção farmacêutica ordenadas e todos os dados e informações são lançadas no CosmoNet, e somente são utilizadas para a prestação da atenção farmacêutica.
- Atraves dos dados avaliado do paciente são repassado ao usuário, todas as informações necessárias orientação para o seu tratamento bem como qualquer informação que o farmacêutico julgue necessário para um melhor tratamento.
- O farmacêutico deve sempre orientar o usuário a buscar assistência de outros profissionais de saúde(cardiologista, clinico geral, dentistas, endocrinologista e etc), quando julgar necessário, considerando as informações ou resultados decorrentes das ações de atenção farmacêutica.
[pic 2]
Verificação da pressão ARTERIAL
Hipertensão arterial é uma entidade clínica de origem multifatorial caracterizada por níveis de pressão sistólica e/ou diastólica elevados, sendo considerada uma doença silenciosa que geralmente não apresenta sintomas.
Procedimento para verificação da pressão arterial pelo método direto através do equipamento Esfigmomanômetro Aneróide.
- Explicar o procedimento ao paciente.
- Certificar-se de que o paciente: se o paciente utilizou o medicamento de hipertensão ou não, perguntar se não praticou exercícios físicos recentimente; não ingeriu bebidas alcoólicas, café, alimentos, ou fumou até 30 minutos antes da medida.
- Deixar o paciente descansar por 5 a 10 minutos.
- Localizar a artéria braquial por palpação.
- Colocar o manguito firmemente cerca de 2 cm a 3 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial. A largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferência do braço e seu comprimento, envolver pelo menos 80% do braço. Assim, a largura do manguito a ser utilizado estará na dependência da circunferência do braço do paciente.
- Manter o braço do paciente na altura do coração.
- Solicitar que o paciente não fale durante o procedimento de aferição de pressão.
- Inflar rapidamente, até o nível estimado da pressão arterial.
- Registrar os valores das pressões sistólica e diastólica e batimentos cardiacos.
- O paciente deve ser informado sobre os valores da pressão arterial e a possível necessidade de acompanhamento.
Tabela de Classificação para pessoas adultas da Hipertensão Arterial segundo a V diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com