Plastico biodegradavel a partir do amido
Por: Lucas Bastos • 10/9/2017 • Trabalho acadêmico • 433 Palavras (2 Páginas) • 365 Visualizações
INTRODUÇÃO
Muitos produtos que são usados diariamente são apenas descartados e não passam por um processo de reaproveitamento. Muitos desses produtos são altamente poluentes, o que afeta o meio ambiente e, consequentemente, os seres humanos, causando doenças. O aumento do volume do lixo é um problema da sociedade atual. Um dos grandes vilões dessa situação é o plástico, que é um polímero sintético geralmente derivado do petróleo e que não é biodegradável, ou seja, leva muitos anos para se decompor, ou seja, tem um impacto muito maior do que muitos outros produtos. Isso acontece porque fatores tais como dureza, pouca absorção de água e tipo de estrutura química impedem que o plástico seja suscetível ao ataque dos agentes que degradam o material que é jogado fora. Uma maneira para ajudar a minimizar o problema da produção de lixo é a produção de plástico biodegradável, isto é, que seja degradado por microorganismos presentes na natureza, transformando-o em substâncias simples que não afetam a natureza como um plástico comum.
OBJETIVOS
Produzir plástico biodegradável a partir do amido e analisar a sua qualidade.
MATERIAIS UTILIZADOS
- Amido
- 75ml de água
- Vinagre
- Glicerina
- Corante artificial
- Mante aquecedor
- Béquer de 400ml
- Placa de vidro 10x20cm
- Colher de sopa
- Bastão de vidro
PROCEDIMENTOS
Primeiramente, coloca-se 2 colheres de sopa de amido dentro do béquer. Logo depois, adiciona-se 75ml de água, 4 colheres de sopa de vinagre (para quebrar as ramificações do amido), 3 colheres de glicerina (para deixar o material mais macio) e homogeneíza. Logo após adiciona-se o corante artificial até obter o(a) tom/cor que deseja. Quando tudo homogeneizado, coloca-se o béquer no mante aquecedor e mistura com o bastão de vidro até engrossar. Quando estiver tudo pronto, põe o material em cima da placa de vidro e espera secar.
CONCLUSÃO
O plástico biodegradável pode ser usado para substituir, perfeitamente, o plástico derivado do petróleo a partir do processo de transformação do amido (mais outros ingredientes), que pode ter a mesma utilidade de um plástico comum. Nos experimentos realizados foi possível observar que a produção desse material é de extrema importância para a preservação do meio ambiente. E alguns materiais utilizados, como o vinagre que quebra as ligações do amido; e a glicerina, que deixa o material mais macio, são produtos baratos e de fácil acesso a todos. Então, fica explícito que o custo da produção do plástico biodegradável é menor do que a do plástico derivado do petróleo. Dessa maneira estaremos poupando dinheiro e ajudando o meio ambiente.
Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana
Relatório de laboratório:
Produção de plástico biodegradável
Disciplina: Química Orgânica II
Professor: Ricardo Mota
Aluno: Lucas Eduardo Costa Bastos
Feira de Santana, 2017
...