Projeto profissoes
Por: tamili • 27/4/2015 • Projeto de pesquisa • 468 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
PROJETO PROFISSÕES
TEMA: Farmácia
OBJETIVOS
Geral
Analisar a área farmacêutica, suas funções, bem como, sua importância para a sociedade e aprimorar os conhecimentos.
Específicos
Conhecer sua historia;
Enfatizar a importância dessa profissão para a sociedade
Acompanhar o dia a dia de um farmacêutico;
Entender a diferença de farmácia e drogaria.
JUSTIFICATIVA
O estudo das profissões é de relevante importância para ampliar nossos conhecimentos proporcionando assim uma visão mais abrangente sobre o tema proposto. A pesquisa trata se da área farmacêutica, buscando compreender onde é aplicada e os diferentes tipos de farmácias bem como sua importância para a sociedade atual a seguir, serão compartilhados esses conhecimentos com alunos do ensino médio. A pesquisa é de interesse pessoal.
PROBLEMA
A farmácia é o estudo de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados, pesquisa e prepara os, distribui e industrializa os produtos. Também existem as drogarias qual a diferença entre farmácia e drogaria?
METODOLOGIA
A presente pesquisa é de caráter bibliográfico e pesquisa de campo será realizada com o auxilio de livros e da internet, e acompanhamento do dia a dia de um farmacêutico.
INDRODUÇAO
Nos dias de hoje a área farmacêutica esta tendo um grande avanço em relação a grande demanda de medicamentos. Esta em como proposito ajudar tanto na cura quanto no tratamento das doenças com medicamentos sintéticos e naturais.
O farmacêutico exerce sua função em farmácias, drogarias e laboratórios tendo como função diluir medicamentos manipular e em drogarias recomendar medicamentos.
A primeira atividade farmacêutica se deu a partir do século X, Nesse período a farmácia e a medicina era uma só. O desenvolvimento da farmácia como atividade diferenciada se sucedeu na alexandrina após um período marcado por guerras e epidemias e envenenamentos, a farmacologia ganhou grande impulso, e a profissão farmacêutica separa se da medicina no século XVIII.
A descoberta da cura ou amenização de doenças através de medicamentos surgiu há muitos anos atrás, Em meados do século X surgiram as primeiras apo tecas ou boticas na França e na Europa que foram as precursoras das nossas farmácias. No Brasil, os indígenas foram os precursores da descoberta de plantas medicinais e também do ato de manipulação dos medicamentos, como dizia o jesuíta Simão de Vasconcelos no século. “Em suas curas ri-se esta gente de medicamentos compostos, só nos simples dos campos tem sua confiança, e estes lhe ensinou a natureza, e o uso, como a arte dos melhores médicos”. Os índios confiavam em suas descobertas e isso chamava atenção dos colonizadores e povos que vieram para cá, os primeiros grupos que aprenderam o valor terapêutico de ervas indígenas foram os jesuítas e os bandeirantes que aprimoram o conhecimento dessas ervas e assim criando novos medicamentos, o boticário no Brasil surgiu no período colonial, O primeiro boticário no Brasil foi de Diogo de Castro, trazido de Portugal pelo governador geral, Thomé de Souza.
...