RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Por: Diesey Scardin Perin • 28/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.429 Palavras (10 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, ALIMENTOS E NUTRIÇÃO
CURSO DE FARMÁCIA
QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA
Diesey Elen Scardin Perin
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Padronização e determinação de amostras por meio da titulação
CAMPO GRANDE
2018
- INTROTUÇÃO
Titulação trata-se de um método de analise volumétrica pelo qual podemos determinar com exatidão a concentração e a quantidade de uma substância qualquer desconhecida, e o processo envolve combinar uma amostra de solução com uma solução reagente de concentração conhecida, chamada solução padrão.
As titulações podem ser conduzidas usando entre outras as reações ácido-base na presença de um indicador, onde observamos uma mudança na cor da solução que significa a sua completa neutralização.
Em uma titulação ácido-base, a adição do indicador é a maneira de se determinar quando o ponto no qual as quantidades estequiométricas se equivalem for atingido, ou seja, quando o ponto de equivalência da titulação for alcançado.
- OBJETIVO
Preparar soluções aquosas e em seguida, determinar a concentração exata das soluções preparadas utilizando a técnica de titulação.
- MATERIAIS E REAGENTES
Materiais:
- frasco de polietileno
- balão volumétrico de 250 mL
- balão volumétrico de 100 mL
- becker 50 mL
- papel de filtro
- pipeta volumétrica
- erlenmeyer 250 mL
- bureta de 25 mL
- bastão de vidro
- suporte para bureta
Reagentes aula n°5
- NaOH
- carbonato
- fenolftaleína;
- álcool etílico
- biftalato de potássio
Reagentes aula n°6
- verde de bromocresol:
- NaOH
- Carbonato de sódio (Na2CO3, p.a)
Reagentes aula n°7
- Leite de Magnésia da PHILIPS
- HCl padronizado
- NaOH padronizado
- Vermelho de metila
Reagentes aula n°8
- Vinagre
- Fenolftaleína
- NaOH
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES DILUÍDAS DE BASES FORTES
Inicialmente calculou-se a massa necessária para preparar 250 mL de uma solução de (NaOH) 0,1 mol/L. Assim utilizou-se uma espátula e um becker para transferir a massa pesada. Por garantia adicionamos mais 10% do volume calculado de NaOH, isso foi transferido para um balão volumétrico de 250 mL e completado até o menisco com água destilada. Homogeneizou-se a solução.
Logo após, preparou-se uma solução de 100 mL de ftalato ácido. Inicialmente, calculou-se a massa necessária de soluto para preparar a solução. Pesou-se a massa em um béquer de 50 mL adicionou-se água destilada suficiente e com o auxilio de um bastão de vidro, o soluto foi dissolvido. Em seguida, a solução foi transferida para o balão volumétrico de 100 mL. Adicionou-se água destilada ao balão até que o volume atingisse o menisco. Homogeneizou-se a solução.
Para a padronização da solução de NaOH com a solução de ftalato ácido, utilizou-se uma bureta de 25 mL, uma garra e um erlenmeyer de 250 mL.
Preencheu-se a bureta com a solução de NaOH. Transferiu-se quantitativamente para o erlenmeyer uma massa de 25,0 mL de ftalato ácido. Em seguida, adicionou-se a solução do erlenmeyer 5 gotas da solução de fenoftaleína , agitou-se e iniciou-se a titulação.
Terminou-se a titulação quando a solução atingiu uma coloração rósea. Repetiu-se novamente o processo, duas vezes. Tirou-se a média dos volumes de NaOH utilizados.
- PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES DILUÍDAS DE ÁCIDOS FORTES
Inicialmente calculou-se a massa necessária para preparar 250 Ml de uma solução de HCl a 0,1 mol/L. Assim utilizou-se uma espátula e um copo becker para transferir a massa pesada. Por garantia adicionamos mais 10% do volume calculado de HCl, isso foi transferido para um balão volumétrico de 250 mL e completado até o menisco com água destilada. Homogeneizou-se a solução.
Logo após, preparou-se uma solução de 100 mL de carbonato de sódio (Na2CO3). Inicialmente, calculou-se a massa necessária de soluto para preparar a solução. Pesou-se a massa em um béquer de 50 mL adicionou-se água destilada e com o auxilio de um bastão de vidro, o soluto foi dissolvido. Em seguida, a solução foi transferida para o balão volumétrico de 100 mL. Adicionou-se água destilada ao balão até que o volume atingisse o menisco. Homogeneizou-se a solução.
Para a padronização da solução de HCl com a solução de carbonato de sódio utilizou-se uma bureta de 25 mL e um erlenmeyer de 250 mL.
Preencheu-se a bureta com a solução de HCl. Transferiu-se quantitativamente para o erlenmeyer uma massa de 25,0 mL da solução de Na2CO3. Em seguida, adicionou-se a solução do erlenmeyer 3 gotas da solução de verde de bromocresol, agitou-se e iniciou-se a titulação.
Interrompemos a titulação quando a solução atingiu uma coloração esverdeada e aquecemos a solução do erlenmeyer até a ebulição e o meio readquirir a cor azul. Resfriamos sob água corrente e prosseguimos a titulação, gota a gota até meio atingir cor verde.
Repetiu-se novamente o processo, 2 vezes. Tirou-se a média dos volumes de HCl utilizados.
- DETERMINAÇÃO DE UMA AMOSTRA DE HIDRÓXIDO DE MAGNÉSIO
Inicialmente calculou-se de 0,4 a 0,5 gramas de leite de magnésia e foram transferimos para erlenmeyers de 250 mL. Com o auxílio de uma pipeta volumétrica, 25 mL da solução padronizada de HCl foram transferidos para cada um desses erlenmeyers e adicionamos 3 gotas de vermelho de metila. Agitou-se.
E para determinar a amostra de hidróxido de magnésio titulamos o excesso de HCl com solução padrão de NaOH. Preencheu-se a bureta de 25 mL com a solução de NaOH e iniciou-se a titulação.
...